Título: Lula quer análise sobre aliança
Autor: Correia, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 14/01/2012, Política, p. 6
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao PT que analise com "tranquilidade" a proposta de aliança com o PSD feita pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O namoro entre petistas e pessedistas foi confirmado pelo vereador paulistano Antonio Donato, presidente do diretório municipal. "O Lula disse que é um assunto que temos de discutir com tranquilidade e deixou o PT confortável para tomar uma decisão", afirmou Donato.
Kassab propôs uma aliança com o PT a Lula na semana passada, durante visita ao ex-presidente no Hospital Sírio-Libanês, em que o ex-presidente passa por tratamento contra um câncer na laringe. A oferta incluiria a indicação de um vice pessedista para o ministro da Educação, Fernando Haddad, que deve deixar a pasta para concorrer à prefeitura de São Paulo. Na ocasião, Lula não se posicionou sobre a proposta. Segundo Donato, ele teria ficado surpreso com a sugestão de Kassab.
Afastado das negociações diretas para as eleições municipais devido ao tratamento de saúde, Lula transferiu a oferta para análise do PT. No momento, o diretório paulista da legenda pressiona Haddad a iniciar as movimentações políticas até o dia 31 — o ministro avalia esticar a permanência na pasta até o fim de fevereiro.
Quanto a Lula, a expectativa é de que o ex-presidente participe da homenagem que a escola de samba Gaviões da Fiel fará a ele no Carnaval, e só entre de cabeça nas articulações políticas a partir de março.
--------------------------------------------------------------------------------