Título: Cursos do DF na lista
Autor: Filizola, Paula
Fonte: Correio Braziliense, 14/01/2012, Brasil, p. 8
Quatro faculdades do Distrito Federal compõem a lista de instituições privadas que oferecem vagas por meio do Programa Universidade Para Todos (ProUni), do Ministério da Educação (MEC). Todas já foram reprovadas em avaliação feita pela pasta. As bolsas parciais ou integrais no DF estão na Faculdade Alvorada de Educação Física e Desporto, na Faculdade Anhanguera de Brasília, nas Faculdades Integradas Promove de Brasília e nas Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (Faciplac).
Assim como as outras instituições analisadas pelo Correio, as brasilienses sofreram redução de vagas em seus processos seletivos dos cursos de biomedicina, fisioterapia, nutrição e enfermagem no fim do ano passado. A maior oferta do ProUni é nos cursos da Faculdade Anhanguera de Brasília, considerado um dos maiores grupos educacionais do mundo, com 48 filiais espalhadas pelas unidades da Federação.
Muitas vezes, os candidatos interessados não conhecem a realidade das instituições privadas em que desejam ingressar. A estudante de 18 anos Paloma Nunes Gesteira já planejou sua inscrição no ProUni. Ela pretende se candidatar a bolsas para o curso de medicina na Universidade Católica de Brasília e nas Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central (Faciplac). Ao saber que a Faciplac sofreu punição do MEC em 2011, Paloma hesitou. "Assim já é mais complicado, né? Afinal, procuramos ensino de qualidade", argumenta a jovem.
Na suspensão realizada pelo ministério no ano passado, a Faciplac perdeu oito vagas em fisioterapia e 16 em odontologia. Para o primeiro semestre deste ano, a instituição vai oferecer 12 bolsas nesses cursos. (PF)
Sai o resultado do Sisu Previsto para ser divulgado no próximo domingo, o resultado da primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi anunciado ontem pelo Ministério da Educação (MEC). As informações estão disponíveis no site http://sisu.mec.gov.br. De acordo com o MEC, a matrícula dos aprovados será feita em 19 e 20 de janeiro. Os estudantes devem entrar em contato com a instituição escolhida para saber se terão que fazer o registro de ingresso pessoalmente ou poderão enviar os documentos. A primeira edição deste ano do Sisu teve 1.757.399 estudantes, que realizaram 3.411.111 inscrições em 3.327 cursos. É possível escolher duas opções de curso no momento da candidatura. A oferta é de 108.552 vagas. Segundo o MEC, 42,2% das ofertas do sistema se concentram no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e em São Paulo. Não há oportunidades para o Distrito Federal.