Paulo Roberto pede de volta passaportes português e brasileiro

14/07/2017

 

 

Documentos foram apreendidos antes de ex-diretor da Petrobras fechar acordo de delação

O ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, primeiro delator da Operação Lava-Jato, pediu de volta seus dois passaportes, um brasileiro e outro português. Em documento protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF), ele solicitou ainda a sua carteira de identidade portuguesa.

Os documentos foram entregues por Paulo Roberto Costa enquanto negociava seu acordo de delação premiada, fechado em 2014. Na época, ele ainda estava na cadeia. Hoje, o delator está no regime aberto. Além disso, o juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos da Lava-Jato, permitiu em novembro do ano passado que ele retirasse a tornozeleira eletrônica.

No pedido, a defesa de Paulo Roberto comete um erro: endereça o pedido de liberação dos documentos ao “excelentíssimo senhor ministro Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal". Na verdade, a presidente é a ministra Cármen Lúcia. Como o STF está em recesso ao longo de julho, cabe a ela tomar decisões consideradas urgentes no período. A ministra pode fazer isso, ou esperar o mês de agosto, quando o STF volta a funcionar normalmente.

O globo, n.30657 , 14/07/2017. PAÍS, p. 6