Título: Fitch rebaixa nota da Hungria
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 07/01/2012, Economia, p. 11
A agência de classificação de risco Fitch cortou ontem a nota de crédito da Hungria em um grau, rebaixando o país ao nível especulativo, o que já havia sido feito por Moody"s e Standard and Poor"s no fim do ano passado. A Fitch diminuiu o rating de longo prazo húngaro, em moeda local e estrangeira, para BB+ e manteve a perspectiva negativa, o que indica novas quedas em até dois anos.
"O rebaixamento dos ratings da Hungria reflete deterioração adicional no cenário financeiro externo e fiscal do país e a perspectiva de crescimento, causada em parte por mais políticas econômicas heterodoxas, que estão solapando a confiança do investidor e complicando o fechamento de um novo acordo com o Fundo Monetário Internacional e a União Europeia", disse Matteo Napolitano, diretor da Fitch.
Mercado A notícia ajudou a azedar o clima entre os investidores ontem. A cotação do euro caiu para a mínima em 16 meses, chegando a US$ 1,27, devido aos temores persistentes sobre a crise na Zona do Euro e ao fortalecimento da divisa norte-americana com os indicadores de emprego. Das principais bolsas do continente, apenas a de Londres teve alta (0,45%). As demais recuaram: Frankfurt (-0,62%), Paris (0,24%) e Milão (-0,82%). As principais perdas foram nos papéis de bancos.
Em Nova York, o índice Dow Jones fechou em queda de 0,45%. No Brasil, a Bolsa de Valores de São Paulo subiu apenas 0,09%, encostando em 58.600 pontos. No segmento cambial, o dólar fechou em R$ 1,851, com valorização de 0,54%.
Praga virtual A empresa especialista em segurança digital Seculert informou que mais de 45 mil logins e senhas do Facebook foram roubados, a maioria de contas do Reino Unido e da França. A estratégia dos hackers é invadir perfis de usuários da rede social para mandar links com vírus entre contatos e, assim, espalhar a praga virtual sempre que uma pessoa clica no conteúdo infectado. Os criminosos também se aproveitam quando usuários têm senhas iguais para múltiplos programas, como Facebook, Gmail e Outlook. O vírus é conhecido como Ramnit e contamina arquivos com extensão .exe, .dll e .html.