Título: Governo antecipa o Bolsa Família
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 07/01/2012, Brasil, p. 8

Para auxiliar as vítimas das fortes chuvas registradas em Minas Gerais, o governo federal decidiu antecipar em janeiro e fevereiro o pagamento do benefício do Bolsa Família a moradores de 71 dos 99 municípios mineiros que declararam estado de emergência.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) informou que o saque do benefício, dividido entre 18 e 31 de janeiro, estará completamente disponível no primeiro dia do período. Em fevereiro, o pagamento ocorrerá no dia 14. Os valores somam R$ 20,6 milhões. De acordo com o MDS, as outras cidades em situação semelhante serão beneficiadas com a antecipação do pagamento posteriormente.

O número de mortes devido aos temporais de verão chegou a 12 no estado, segundo a Defesa Civil. Quatro vítimas foram confirmadas ontem. O casal Nilson Jânio Andrade, de 43 anos, e Marlene Pinheiro da Silva, tiveram a casa soterrada em Governador Valadares. Dois jovens perderam a vida arrastados pelas águas dos rios em Nova União e Guaraciaba.

O Ministério da Saúde prevê o envio de 8t de kits com medicamentos para os municípios atingidos em Minas Gerais. Parte dos suprimentos, 2,5t, foi enviada e o restante chegará ao estado ainda hoje. O governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), anunciou ontem que vai tentar conseguir R$ 1,5 bilhão dos cofres federais. Segundo ele, o dinheiro será usado em obras estruturantes, principalmente na área de prevenção e saneamento.

Dique No Rio de Janeiro, cerca de 500 das mil famílias afetadas pelas chuvas resistem em deixar suas casas na localidade de Três Vendas, em Campos dos Goytacazes. A região está inundada desde quinta, quando um dique do Rio Muriaé se rompeu. Segundo o coronel Moacir Pires, coordenador da Defesa Civil estadual no norte fluminense, a água do rio parou de subir, mas ainda há riscos para os moradores, pois o escoamento vai demorar a ocorrer. Ele teme que as estruturas das casas fiquem abaladas com a inundação.

No Espírito Santo, o aumento das chuvas na Grande Vitória fez o número de prejudicados pular de 17,7 mil para 139,4 mil. Segundo o coordenador da Defesa Civil do estado, Edmilton Aguiar, esse aumento se deu pelo fato de a região concentrar grande parte da população total do Espírito Santo. No balanço do órgão, 5.074 casas foram danificadas ou destruídas, 2.016 pessoas estão desalojadas, 223 desabrigadas e 56 feridas. Até o momento, 22 municípios foram afetados.

Ontem pela manhã, a presidente Dilma Rousseff se reuniu com o ministro da Defesa, Celso Amorim, e tratou da ajuda que a pasta está oferecendo aos estados. Amorim colocou o Batalhão de Engenharia do Exército à disposição para ajudar no resgate de vítimas em áreas isoladas.

(Colaboraram Juliana Braga e Alice Maciel)