Senado aprova Raquel Dodge para a Procuradoria

 JAILTON DE CARVALHO

13/07/2017

 

 

Subprocuradora diz que combate à corrupção será prioridade na gestão à frente da PGR

Por 74 votos a 1 e uma abstenção, o Senado aprovou ontem a indicação da subprocuradora-geral da República Raquel Dodge para o cargo hoje ocupado pelo procuradorgeral, Rodrigo Janot. O nome da subprocuradora foi aprovado sem discussão. Segunda colocada nas eleições internas, a subprocuradora foi indicada para chefiar o Ministério Público Federal pelos próximos dois anos pelo presidente Michel Temer. Será a primeira mulher a ocupar o cargo.

— Foi uma votação expressiva que convalida o prestígio da subprocuradora — afirmou o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO).

Raquel deverá tomar posse em 17 de setembro, quando termina o segundo mandato de Janot. Antes da votação no plenário, a subprocuradora teve o nome aprovado na Comissão de Constituição e Justiça por unanimidade depois de uma sabatina de mais de oito horas. Num discurso de nove minutos na abertura da sessão, ela afirmou que o combate à corrupção permanecerá como uma prioridade do Ministério Público Federal.

Para a subprocuradora, a corrupção tira recursos dos serviços de saúde, educação, transporte, energia, aumenta o custo Brasil e aprofunda as desigualdades sociais:

— O enfrentamento da corrupção continuará a ser prioridade do Ministério Público Federal.

Raquel Dodge disse ainda que pretende ampliar a atuação do Ministério Público em questões relacionadas ao meio ambiente, tutela coletiva e melhora da qualidade dos serviços públicos, entre entre eles a segurança pública. Ela ressaltou também que é importante ampliar o acesso de brasileiros à Justiça. Raquel prometeu agir ainda com firmeza e imparcialidade.

— O meu projeto de trabalho é para que ninguém esteja acima da lei e ninguém esteja abaixo da lei —disse.

O globo, n.30656 , 13/07/2017. PAÍS, p. 21