UE: problema da carne brasileira é controle sanitário

 ELIANE OLIVEIRA

10/07/2017

 

 

Embaixador da União Europeia no Brasil diz que, com sistema de fiscalização de alto nível, produto será ‘imbatível’

O embaixador da União Europeia (UE) no Brasil, João Cravinho, afirmou, em entrevista ao GLOBO, que o problema da carne brasileira não está no produto em si, chamado por ele de “imbatível” no mercado internacional. O ponto fraco que levou a UE a enviar uma carta ao Ministério da Agricultura, em meados do mês passado, exigindo maior rigor na fiscalização, é o deficiente sistema de controle sanitário. Segundo ele, a Operação Carne Fraca da Polícia Federal, deflagrada em março e marcada pela concessão de certificados falsos para produtos adulterados a grandes frigoríficos, colocou um holofote sobre o problema.

— Não estamos olhando para o problema da carne, mas para o problema da fiscalização. A carne brasileira é fantástica e merece ter um sistema de controle sanitário do mais alto nível, porque, assim sendo, a carne é imbatível — comentou o embaixador.

Cravinho explicou que a preocupação da UE não é exatamente com o esquema de corrupção que foi identificado na operação da PF, mas com o sistema de fiscalização do setor público e que providências foram tomadas para resolver os problemas. Lembrou que uma auditoria realizada por técnicos europeus em maio último identificou falhas, que, segundo ele, nunca tiveram correção. A mensagem foi transmitida na carta encaminhada ao ministro Blairo Maggi pelo comissário de Saúde do bloco, Vytenis Andriukaitis, em que ele afirma que a capacidade de o Brasil monitorar desde o abate até a exportação não é adequada.

— Neste momento, não temos qualquer impedimento da carne brasileira no mercado europeu. Ou melhor, impedimos a carne de cavalo, que era uma parcela pequena das exportações para a Europa, e a suína, que nunca foi autorizada. A bovina não foi afetada na inspeção. Em relação à carne de frango, havia não só deficiências no controle sanitário como irregularidades na fronteira. Portanto, colocou-se a exigência de um certificado de controle sanitário no momento da saída do produto no Brasil.

O Brasil exportou cerca de US$ 2,5 bilhões de dólares de carne, frango e derivados para a União Europeia em 2016.

O globo, n.30653 , 10/07/2017. ECONOMIA, p. 17