Relator recua de ‘emenda Lula’ em texto da reforma

CATARINA ALENCASTRO

02/08/2017

 

 

Proposta vedava prisão de candidatos até oito meses antes das eleições

 O relator da reforma política na Câmara, deputado Vicente Cândido (PT-SP), resolveu retirar de seu texto a chamada “emenda Lula”, que previa que um candidato não poderia ser preso nos oito meses anteriores à eleição. Segundo Cândido, o próprio ex-presidente pediu para que a previsão fosse retirada. Esta semana, a comissão que analisa a reforma política voltará a se reunir para tentar aprovar um fundo público para financiar as próximas eleições.

— Foi ele mesmo quem me pediu. Ele disse: “Já que é minha, tira isso aí. Eu não sou beneficiário, mesmo, então tira" — disse Cândido.

A regra que o petista queria incluir alteraria o código eleitoral, que diz que um candidato não pode ser preso no período de até 15 dias antes das eleições. A hipótese causou reações negativas dentro da própria comissão de reforma política.

Entre hoje e amanhã, a comissão deve se reunir para tentar emplacar mudanças nas regras eleitorais a tempo de valerem para as próximas eleições, em outubro do ano que vem. A que mais interessa aos parlamentares é a criação de um fundo público para financiar as campanhas eleitorais.

O globo, n.30676 , 02/08/2017. PAÍS, p. 5