Janot volta a pedir ao STF prisão ‘urgente’ de Aécio

JAILTON DE CARVALHO

01/08/2017

 

 

Procurador-geral também quer senador afastado do cargo; Tasso diz que devolverá presidência do PSDB ao mineiro

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu que o ministro Marco Aurélio revise decisão do fim de junho e decrete a prisão preventiva do senador Aécio Neves (MG), presidente afastado do PSDB. O senador é acusado de pedir e receber por meio de terceiros R$ 2 milhões do empresário Joesley Batista, da JBS. É suspeito também de tentar mudar leis e articular indicação de delegados da Polícia Federal para obstruir as investigações da Operação Lava-Jato.

Janot pede ainda o afastamento de Aécio do mandato de senador e que Marco Aurélio envie o caso imediatamente para deliberação da Primeira Turma caso não reconsidere sua decisão. Janot considera “urgente e imprescindível” a prisão de Aécio para preservar a ordem pública e garantir o aprofundamento das investigações da Lava-Jato.

No despacho, o procurador-geral critica Marco Aurélio por rejeitar a prisão e suspender as restrições impostas a Aécio pelo colega Edson Fachin, primeiro relator do caso. Para Janot, um ministro não pode derrubar decisão de outro ministro. A revisão da decisão caberia a uma das turmas ou ao plenário do STF.

A defesa de Aécio disse, em nota, estar tranquila “quanto à manutenção da decisão de Marco Aurélio” e classificou a renovação do pedido de prisão de “clara e reprovável tentativa de burla ao texto da Constituição”.

A movimentação de Aécio para recuperar espaço político no governo Temer e retornar ao comando do PSDB levou o presidente interino do partido, Tasso Jereissatti (CE) a dizer que irá entregar o cargo. Tasso não escondeu seu incômodo com o recuo de Aécio, que, antes do recesso parlamentar, teria concordado em convocar uma reunião da Executiva do PSDB para deixar definitivamente a presidência do partido.

— Me parece que há uma articulação do governo para Aécio voltar à presidência do PSDB. Para mim, isso não é problema nenhum. Amanhã eu entrego o cargo para o Aécio e digo: toma, você é o presidente. E ele que assuma as responsabilidades — disse Tasso ao GLOBO. (Colaborou Maria Lima)

O globo, n.30675 , 01/08/2017. PAÍS, p. 5