Título: Mudança na SPM
Autor: Grasielle Castro
Fonte: Correio Braziliense, 07/02/2012, Política, p. 3
A socióloga Eleonora Menicucci de Oliveira, 66 anos, é a nova ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM). Ela assume o lugar de Iriny Lopes, que deixa o posto para concorrer à prefeitura de Vitória (ES). Eleonora conheceu Dilma na década de 1960, quando militavam contra a ditadura militar. As duas estiveram presas no Presídio Tiradentes, em São Paulo, em 1971.
A nova ministra é pró-reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e uma das coordenadoras do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde da Mulher e Relações de Gênero. A posse de Eleonora está marcada para sexta-feira.
Em nota, a presidente Dilma agradeceu a dedicação de Iriny e desejou "boa sorte em seus futuros projetos" e desejou "sucesso a Eleonora em suas novas funções à frente da secretaria, responsável por políticas que têm contribuído para melhorar a vida das brasileiras". Em agosto passado, o Correio noticiou que, desde que assumiu o comando da SPM, a pré-candidata petista concentrou as viagens oficiais no Espírito Santo.
Essa é a quarta troca de ministros realizada este ano. Além da SPM, houve mudanças no comando das pastas da Educação, de Ciência e Tecnologia e das Cidades.
Colaborou Juliana Braga