Ex-senador boliviano morre em Brasília

 

Roger Pinto Molina, que buscou refúgio no Brasil, sofreu acidente aéreo

 

-BRASÍLIA- Opositor do presidente boliviano Evo Morales, Roger Pinto Molina morreu na madrugada de ontem, aos 57 anos, após uma parada cardiorrespiratória, no Hospital de Base de Brasília. Molina é ex-senador daquele país e estava refugiado no Brasil. Ele sofreu acidente aéreo no último sábado depois de decolar do Aeroclube de Luziânia (GO).

O corpo de Molina foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), por se tratar de um acidente aéreo.

Em 2012, Molina recebeu asilo na Embaixada brasileira na Bolívia, onde passou mais de um ano, alegando ser perseguido político, por ter feito denúncias contra o governo de Evo Morales.

Molina, então senador de oposição ao governo boliviano, entrou no Brasil em 2013 depois de uma travessia controversa, com o auxílio do diplomata brasileiro Eduardo Saboia, que agiu sem autorização do Itamaraty.

Com a ajuda de Saboia, Molina percorreu mais de 1.600 km em um carro da Embaixada rumo ao Brasil. O episódio culminou na saída do então chanceler Antonio Patriota, que foi substituído por Luiz Alberto Figueiredo Machado. Já Saboia, que assumiu ter comandado a operação de fuga sem o aval do Itamaraty, foi punido com 20 dias de suspensão.

Na época da fuga do ex-senador, o governo boliviano acusou o Brasil de descumprir normas de direito internacional.

Em agosto de 2015, O Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) aprovou a concessão de refúgio a Molina.

No Twitter, o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) lamentou a morte do boliviano. “É com pesar que comunico o falecimento do grande amigo senador boliviano Roger Pinto Molina”, escreveu.

O globo, n. 30691, 17/08/2017. PAÍS, p. 7