Gafes sem fronteiras

Eduardo Barreto

22/08/2017

 

 

Temer troca nome do país ao receber presidente paraguaio

O presidente Michel Temer protagonizou nova gafe ontem, ao brindar com o presidente paraguaio, Horacio Cartes, durante almoço no Palácio do Itamaraty. Na confraternização, Temer confundiu o país do visitante com Portugal. Depois, o presidente prometeu combater o crime organizado com a ajuda do Paraguai.

— Na nossa Constituição, existe um dispositivo especial que determina que toda e qualquer política pública no país se volte para a integração latino-americana de nações. Então, portanto, fazemos isso, em primeiro lugar, pelo apreço que temos na relação Brasil e Portugal — disse Temer, antes de trocar condecorações com Cartes.

Em junho, Temer cometeu outras gafes diplomáticas. Os empresários russos foram chamados de “soviéticos”. Antes mesmo de embarcar para a Rússia, a agenda oficial do Palácio do Planalto trazia o nome antigo do país: República Socialista Federativa Soviética da Rússia

Já na Noruega, afirmou, ao lado da primeira-ministra Erna Solberg, que iria almoçar com o rei da Suécia, em vez de falar em rei da Noruega. A Suécia é um país vizinho que nutre rivalidade regional com os noruegueses. (Eduardo Barreto)

O globo, n.30696 , 22/08/2017. PAÍS, p. 4