Título: Lira assume a liderança
Autor: Lyra, Paulo de Tarso ; Correia, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 02/02/2012, Política, p. 4

O PP começa a se movimentar para escolher o sucessor de Aguinaldo Ribeiro (PB) na Liderança da bancada na Câmara. O nome mais forte é o do deputado Arthur Lira (AL), que está no primeiro mandato como parlamentar e é filho do senador Benedito de Lira. A exemplo do pai, ele integra um grupo adversário de Negromonte no partido.

O ainda ministro das Cidades já começou a operar para diminuir as arestas no seu retorno à bancada. Hoje, ele deve ter uma conversa com o presidente do PP e senador pelo Rio de Janeiro, Francisco Dornelles. Apesar de ambos terem divergido durante a campanha e na entrada do partido no governo Dilma — Dornelles preferia a permanência de Márcio Fortes —, Negromonte reconhece que o senador fluminense foi comedido nas declarações contra ele dentro da atual crise.

Negromonte sabe que hoje seu grupo é minoritário no partido. Nem tentará apresentar uma opção à Liderança do PP na Câmara, pois será derrotado facilmente. Trabalha, contudo, com uma retomada de espaço em longo prazo. "Eles têm mais gente, mas nosso grupo é mais qualificado. Muitos dos deputados que estão ao lado de Aguinaldo são de primeiro mandato", confessou a interlocutores. (PTL e KC)