Título: Graça na Petrobras
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 09/02/2012, Economia, p. 13
O Conselho de Administração da Petrobras ratificará hoje o nome de Maria das Graças Foster, diretora de Gás e Energia, para a presidência da companhia, em substituição a José Sergio Gabrielli, demitido pela presidente Dilma Rousseff. Também será substituído o diretor de Exploração e Produção da empresa, Guilherme Estrella. Já o ex-presidente do PT José Eduardo Dutra deverá assumir uma diretoria, provavelmente a de Assuntos Compartilhados. O petista já havia presidido a estatal.
Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, até ontem à noite Dilma ainda não havia fechado os nomes para os cargos de diretores da Petrobras. "Por enquanto, as indicações não estão definidas. As diretorias vagas só serão preenchidas na reunião do Conselho de Administração se a presidente aprovar a tempo os nomes que estão sendo examinados", afirmou.
Indagado se as substituições na petrolífera seguirão critérios técnicos ou políticos, o ministro garantiu: "As escolhas serão técnicas". E defendeu a nomeação de Dutra. "(Ele) tem toda a qualificação para isso. Foi presidente da Petrobras, é um executivo muito bom, tem qualificação de sobra. Não é um favor que vai se fazer a ele", assinalou.
O mercado fez as contas e prevê que a Petrobras registrou lucro líquido de 13% menor no quarto trimestre de 2011 ante o saldo computado no mesmo período do ano anterior.