Título: PRF retoma concurso
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 09/02/2012, Economia, p. 15

A Polícia Rodoviária Federal finalmente retomará o concurso público de agente que foi suspenso em novembro de 2009 devido a suspeitas de vazamento dos gabaritos das provas objetivas. A corporação informou que, em edital previsto para ser publicado hoje no Diário Oficial da União, dará continuidade ao processo seletivo, a partir da avaliação de capacidade física, para preencher 750 vagas.

Depois das investigações, a PRF decidiu validar a etapa das provas objetivas e de redação, organizadas pela Funrio — empresa que teve o contrato com a PRF rescindido por ter desrespeitado cláusulas —, e convocar os candidatos para atualizarem o seu cadastro. Agora, o Cetro Concursos Públicos cuidará das fases de exame de capacidade física, avaliação psicológica e de saúde.

Formação Ao todo, para o teste físico e a avaliação psicológica, que devem começar em março, serão convocados 2.250 candidatos aprovados na primeira etapa, o que representa três vezes o número de vagas. Para a avaliação médica, serão 1,5 mil concorrentes. Do total, apenas 750 vão para o Curso de Formação Profissional, marcado para junho. Não há previsão de um segundo treinamento.

Para que sejam convocados, os candidatos aprovados nas provas objetivas e de redação em até três vezes o número de vagas de cada estado deverão atualizar os seus dados entre 13 e 24 de fevereiro, por meio da página www.cetroconcursos.org.br.

Após as suspeitas de irregularidades, o concurso da PRF foi suspenso em novembro de 2009. Em janeiro do ano passado, a PRF rescindiu o contrato com a Funrio. Para a Justiça, a fundação informou que funcionários da própria empresa haviam furtado um malote com cartões de respostas, preenchido os documentos e os inserido novamente no envelope para correção. No entanto, de acordo com a Funrio e o próprio Ministério Público Federal, não houve divulgação das respostas antes das avaliações.

Após uma série de apurações, a PRF entendeu que não há problemas em dar andamento à seleção. A Funrio continuará respondendo pela etapa de provas objetivas e de redação, inclusive atendendo todas as demandas administrativas e judiciais referentes aos resultados desses exames. (CB)