Perto de recorde de Sarney, Temer arma reação a Janot

Raymundo Costa

27/06/2017

 

 

Pesquisa Datafolha divulgada no fim de semana revela que a popularidade do presidente Michel Temer atingiu a menor marca registrada pelo instituto em 28 anos - apenas 7% dos entrevistados responderam que consideram o governo federal ótimo ou bom. De volta da viagem à Rússia e Noruega, Temer retomou ontem mesmo as articulações para tentar recompor a base de seu governo no Congresso.

Além de retomar as reformas, Temer precisa mostrar que ainda detém a maioria do Congresso. O procurador-geral Rodrigo Janot promete apresentar denúncia contra Temer ao STF nas próximas horas, tendo como base o áudio da conversa que o presidente manteve com o empresário Joesley Batista, da JBS, em reunião realizada no Palácio do Jaburu.

Recompor a base é fundamental para Temer evitar a abertura do processo. Para o Supremo processar o presidente, é preciso que 342 deputados aprovem o pedido na Câmara. Temer é impopular mas tem demonstrado força no Congresso. Antes dele, só José Sarney (1985-1990) atingiu um índice menor - 5%, em 1989. Fernando Collor (9%) e Dilma Rousseff (8%) também ficaram abaixo dos 10% e perderam o mandato.

A mesma pesquisa revela que o acordo de delação premiada fechado pela procuradoria com a JBS foi mal recebidos por 64% da população. Para 81% dos brasileiro os irmãos Joesley e Wesley Batista deveriam ter sido presos pelos crimes que confessaram.

 

 

Valor econômico, v. 17, n. 4283, 26/06/2017. Política, p. A8.