Título: US$ 25 bi a mutuários
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 10/02/2012, Economia, p. 14/15
Washington — Cinco bancos de grande porte dos Estados Unidos vão oferecer compensação a donos de casas por abusos na execução de hipotecas, num acordo que vai devolver US$ 25 bilhões aos mutuários, o maior acerto já feito nesse setor. A medida, anunciada ontem pelo Departamento de Justiça dos EUA, selou mais de um ano de negociações — no fim de 2010, evidências mostraram que instituições financeiras haviam assinado milhares de documentos aprovando execuções de hipoteca sem as revisarem adequadamente.
O governo do presidente Barack Obama espera que a resolução alivie a situação dos mutuários, pois forçará os bancos a reduzir o número de hipotecas. Segundo estimativas oficiais, os débitos acumulados por um em cada quatro devedores são maiores do que o valor da residência. "Esse acordo vira a página de uma era da imprudência e ajuda os proprietários responsáveis. É um passo importante, que precisa ser aprofundado por mais medidas por parte do Congresso e do setor bancário para recuperar o abalado setor imobiliário", disse Obama.
Em plena campanha pela reeleição, Obama tem, com a medida, a chance de mostrar que sua administração está disposta a mostrar força perante os grandes bancos, ajudante os cidadãos comuns a recuperar suas finanças após o estouro da bolha imobiliária.