O Estado de São Paulo, n. 45193, 12/07/2017. Política, p. A5.

 

Maia quer decisão sobre denúncia antes do recesso

 

Renan Truffi / Daiene Cardoso

12/07/2017

 

 

PRESIDENTE ACUSADO / Presidente da Câmara faz apelo a deputados para permanecerem em Brasília até sexta-feira: ‘Não podemos deixar essa matéria para agosto’

 

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), fez um apelo, ontem, para que os deputados permaneçam em Brasília até sexta-feira para que o plenário possa votar pela admissibilidade ou não da “grave” denúncia contra o presidente Michel Temer. Maia reconheceu, no entanto, que é “muito difícil” que isso aconteça já que seria necessário um quórum mínimo de 342 deputados na Casa.

“Essa é uma questão que a Câmara dos Deputados precisa resolver. Faço um apelo aos deputados e deputadas para que permaneçam em Brasília. É uma denúncia contra o presidente da República, é grave, então eu espero que a gente consiga votar essa denúncia o mais breve possível”, afirmou em entrevista coletiva.

Maia defendeu que a votação do pedido da Procuradoria-Geral da República, que quer investigar o presidente da República, precisa ocorrer antes de agosto e, portanto, do recesso parlamentar. “Do meu ponto de vista pessoal, não podemos deixar essa matéria para agosto. O Brasil precisa tomar uma decisão”, argumentou, antes de minimizar qualquer possibilidade de interferir no recesso.

O presidente da Câmara disse que está disposto até a marcar a votação no plenário na segunda-feira ou, no máximo, na terça-feira. Se não houver recesso parlamentar, Maia avisou que a ideia é continuar o trabalho na Casa com essa matéria, que tem urgência.

“Não posso, se a Câmara continuar funcionando, não marcar a data de votação. É uma denúncia, a sociedade espera celeridade da Casa”, justificou. O presidente da Câmara ressaltou que se não houver quórum de pelo menos 450 deputados na Casa, a votação poderá ficar “para outro dia”.

Maia explicou que votar a denúncia em plenário significa retomar a agenda de reformas. “Minha função não é fazer a defesa do governo, é garantir que, após a denúncia, a agenda de reformas vai continuar de forma efetiva e permanente. Mas, para que isso ocorra, precisamos encerrar esse capítulo da denúncia”, enfatizou.

 

Pressa. O presidente Michel Temer, em reunião com Maia, fez um apelo para que a denúncia seja apreciada no plenário da Câmara antes do início do recesso. Maia, no entanto, avisou que a data da votação no plenário depende da conclusão da discussão da denúncia na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)./COLABORARAM CARLA ARAÚJO e ISADORA PERON

 

Agenda. Maia pretende concluir votação com rapidez