Título: Incentivo para economizar energia
Autor: Branco, Mariana
Fonte: Correio Braziliense, 05/02/2012, Cidades, p. 33
Programa da CEB prevê distribuição de 6,5 mil geladeiras novas e 300 mil lâmpadas frias para a população de baixa renda do Distrito Federal. A redução equivalerá ao consumo mensal de 132 mil habitantes » Por meio da utilização de lâmpadas frias e da substituição de geladeiras velhas por novas, a Companhia Energética de Brasília (CEB) pretende economizar 17.108 megawatts por ano. O volume equivale à energia consumida em um mês por uma cidade como o Gama, que tem 132 mil habitantes. O programa Energia com Cidadania está realizando a troca de 6,5 mil refrigeradores e entregará 300 mil lâmpadas de baixo gasto em áreas carentes do Distrito Federal. A intenção é proporcionar à população contas de luz mais baratas e desafogar as redes de distribuição da própria CEB.
Ontem, moradores de Samambaia foram contemplados com a segunda leva de produtos doados pela empresa pública e pelo GDF no âmbito do programa. Foram entregues 300 geladeiras e 1,6 mil lâmpadas a moradores das quadras 800 e 1.000 da cidade. O Cidadania com Energia foi lançado no fim do ano passado, com a entrega de geladeiras e lâmpadas no Itapoã.
Neste sábado, o presidente da companhia energética, Rubem Fonseca, anunciou que a próxima ação beneficiará a população do Sol Nascente, em Ceilândia. "Neste mês, os agentes da CEB começam a levantar as condições das lâmpadas e geladeiras dos moradores. A economia (gerada pela substituição) alivia muito nossas subestações, que estão sobrecarregadas", explicou.
Quando recebem o refrigerador novo, as pessoas entregam à CEB o equipamento velho e este é encaminhado para indústrias siderúrgicas em São Paulo. Além da substituição do eletrodoméstico, o programa tem outras medidas destinadas a evitar o desperdício. Entre elas a instalação de medidores de consumo e de iluminação pública, com retirada de gambiarras e ligações clandestinas.
Em Samambaia, por exemplo, foram implantados 700 medidores residenciais entre o fim do ano passado e o início deste. Ações com foco social também estão no pacote. Caso do projeto Luz das Letras, que alfabetiza moradores das áreas beneficiadas utilizando o computador.
O pedreiro Sandoval Fausto da Silva, 39 anos, e a mulher dele, a dona de casa Lúcia da Conceição, 49, foram uma das famílias a voltar para casa com uma geladeira nova em folha. "A vantagem é que vai economizar um pouquinho de energia e não vai dar tanto problema", disse Lúcia. Segundo ela, o refrigerador antigo foi adquirido de segunda mão há cinco anos. "Nem sei que idade ele tinha, mas estava caindo aos pedaços."
Dívida O governador Agnelo Queiroz enfatizou o caráter inclusivo do programa. "Nós vamos cuidar de quem mais precisa, a população carente. Estamos em sintonia com a política da presidenta Dilma Rousseff de erradicação da miséria", discursou. Agnelo disse ainda que poupar energia ajudará a CEB a ter mais capital livre para investir na qualidade do sistema de distribuição de energia. Com necessidade de ampliar a cobertura dos serviços e titular de uma dívida de R$ 800 milhões — que somente no ano passado consumiu R$ 154 milhões em amortização de juros e encargos —, a CEB está em processo de recuperação financeira. Neste sábado, Agnelo Queiroz garantiu que o governo federal está comprometido em melhorar a situação da concessionária. "Falei com a presidenta Dilma. Ela está pessoalmente envolvida nisso", afirmou. Rubem Fonseca afirmou que a saída mais provável é um empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Fique por dentro
Veja a economia proporcionada por geladeiras novas e por lâmpadas incandescentes
Geladeiras Uma geladeira nova consome, em média, 40% da energia gasta pela velha
Lâmpadas 80% é a economia gerada na troca de lâmpadas comuns pelas de baixo gasto
Trocas No total, o programa Energia com Cidadania pretende entregar 300 mil lâmpadas econômicas e 6,5 mil geladeiras à população do Distrito Federal
Economia De acordo com a CEB, em um ano as substituições vão economizar o equivalente à energia consumida durante um mês em uma cidade do tamanho do Gama, que tem 132 mil habitantes.
Fonte: CEB