Título: PIB da Europa recua 0,3%
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 16/02/2012, Economia, p. 18
Atividade dos 17 países da região teve queda no último trimestre de 2011, indicando recessão em 2012
A economia da Zona do Euro encolheu no fim de 2011 e flertará com uma leve recessão em meio à crise de dívida soberana, mas a força da França e a resistência da Alemanha podem manter o bloco longe do desastre.
O fardo vem do altamente endividado sul europeu, com destaque para a Itália. O Produto Interno Bruto (PIB) do país registrou uma queda de 0,7% no quarto trimestre, que se somou ao recuo de 0,2% no trimestre anterior, informou ontem o Instituto Italiano de Estatísticas (Istat).
O retrocesso no quarto trimestre significa a entrada oficial da Itália na recessão, definida por uma queda do PIB durante três trimestres consecutivos.
Levando-se em conta a atividade econômica das 17 nações da região, houve recuo de 0,3% no quarto trimestre em relação ao terceiro, informou a agência de estatísticas Eurostat, em linha com o esperado por economistas em uma pesquisa da Reuters. A queda foi a primeira contração desde o segundo trimestre de 2009, no auge da crise financeira global, quando a produção diminuiu 0,2%.
Contraste Mostrando o efeito nocivo da crise de dívida aos negócios e à economia, o PIB cresceu apenas 0,7% no quarto trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, um forte contraste com a expansão de 2,4% vista no começo de 2011, quando a Europa se recuperava com força da crise de 2008 e 2009. Apesar de sinais de estabilização em janeiro, com os mercados mais calmos e o crescimento mais forte dos Estados Unidos, analistas estimam que a economia da Zona do Euro encolherá 0,4% em 2012, voltando ao crescimento em 2013.