Título: INSS amplia horário
Autor: Cristino, Vânia
Fonte: Correio Braziliense, 16/02/2012, Economia, p. 14

Enquanto não contrata os funcionários necessários para suas agências, a Previdência Social está tentando melhorar o atendimento ao público com a ampliação do tempo de funcionamento. A tentativa ocorre ao mesmo tempo em que o órgão enfrenta sucessivos problemas de lentidão, com sistema eletrônico fora do ar devido à migração de bases de dados para um único cadastro. No Distrito Federal, o segurado que ligar para a central 135, só conseguirá marcar atendimento para daqui a 27 dias caso queira tratar de aposentadoria. Se precisar de perícia médica, poderá esperar até 36 dias.

Para minimizar o problema, o ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves, anunciou ontem o turno ininterrupto de funcionamento das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir de 1º de março. O ministro explicou que o horário ampliado — várias agências do INSS passarão a atender a população entre as 7h e as 19h — foi possível em consequência da mudança da carga horária dos servidores. Quem trabalha diretamente no atendimento ao público passará a contar com um expediente de seis horas ininterruptas no lugar da carga de oito horas com intervalo para o almoço.

Ao transformar a carga horária, as agências do INSS não precisarão interromper o atendimento. Mas nem todas poderão adotar o novo sistema — só conseguirão aderir a ele as unidades com número suficiente de funcionários.