O Estado de São Paulo, n.15495, 14/07/2017. Política, p.A11

 

Crítica de Doria causa reação no PSDB

EX-PRESIDENTE SENTENCIADO / Líder do partido se queixa de entusiasmo com condenação de Lula; tucanos dizem que prefeito tenta se distanciar de colegas investigados

Por: Pedro Venceslau

 

Pedro Venceslau

 

O entusiasmo do prefeito João Doria com a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do triplex do Guarujá (SP) destoou do restante do partido e causou mal-estar no PSDB.

Vice-presidente nacional do partido, o ex-governador de São Paulo Alberto Goldman criticou a reação do colega. “A condenação (do Lula) nos parece correta, mas nenhum dirigente partidário se regozijou com isso. Há respeito pela história dele. Isso nos entristece. Só o João Doria se regozijou. Esse é um papel de alguém que precisa de forma obsessiva estar nas manchetes. Parece um papagaio falando”, disse Goldman.

Enquanto o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador Geraldo Alckmin, e os senadores José Serra e Aécio Neves optaram por não comentar a decisão de Moro, Doria publicou um vídeo nas redes sociais logo após a divulgação da sentença no qual afirmou que a “justiça foi feita”.

A reação de Goldman não foi isolada. Em caráter reservado, os tucanos reconhecem que não foi só por respeito a Lula que os caciques do partido se calaram, mas também por constrangimento. A avaliação na cúpula partidária é de que Doria tentou se diferenciar de Serra e Aécio, que são investigados e até de seu padrinho político, Alckmin, que é citado na Lava Jato. Nenhum deles quis comentar a sentença.

O prefeito teria usado o episódio para se cacifar como candidato ao Palácio Planalto e se colocar como o mais antipetista dos tucanos. Na manhã de ontem ele subiu ainda mais o tom ao publicar um vídeo sobre Lula no qual falou em “serenidade da frieza de um mentiroso”.

Doria mandou um “recado” aos petistas: “Pensam que podem roubar, mentir, usurpar, enganar o povo brasileiro em qualquer tempo, por qualquer razão, fazendo o que fizeram com o Brasil. Olha aí o que deu”.

 

Porta-voz. Outra crítica feita pelo ex-governador é que Doria fala em nome do partido sem estar credenciado para isso. “Ele fala em nome da Executiva, do presidente, do FHC, do Geraldo (Alckmin). Fala em nome de meio mundo. Falou de uma convenção em agosto que não está marcada. Fala como se fosse porta-voz de todos, mas não é.”

Em resposta a Goldman, o prefeito de São Paulo afirmou: “Falo pelos que, como eu, querem que a justiça seja feita e os que roubaram e corromperam sejam punidos. Se Goldman quer algo diferente disto, lamento”, disse.

 

Comemoração. Após condenação de Lula, o prefeito João Doria colocou uma bandeira nacional na varanda de seu gabinete

 

 

Contraponto

"Só o Doria se regozijou (com a condenação do Lula). Esse é um papel de alguém que precisa de forma obsessiva estar nas manchetes

Alberto Goldman

EX-GOVERNADOR DE SÃO PAULO

 

 

"Os brasileiros de verdade devem abrir a bandeira do Brasil. Mostre que você apoia o Juiz Sérgio Moro"

João Doria (PSDB)

PREFEITO DE SÃO PAULO

 

 

 

 

Prefeito quer população de verde e amarelo por Moro

Por: Pedro Venceslau

 

Na contramão da maioria dos dirigentes do PSDB que silenciaram sobre a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 9 anos e 6 meses de prisão no caso do triplex do Guarujá (SP), o prefeito João Doria colocou ontem uma bandeira do Brasil na varanda do seu gabinete para comemorar a decisão do juiz Sérgio Moro. Ele ainda gravou um vídeo pedindo que “os brasileiros de verdade” façam o mesmo.

“Que as bandeiras sejam abertas nas sacadas dos seus apartamentos, nos jardins de suas casas, nos seus automóveis, no seus ambientes de trabalho. Onde você puder. Os brasileiros de verdade devem abrir a bandeira do Brasil. Mostre que você apoia o juiz Sérgio Moro”, disse ele na gravação, que foi publicada no Facebook.

No mesmo vídeo, ele chamou o ex-presidente de “Luiz Inácio ‘mentiroso’ da Silva” e disse que o petista é um “usurpador”.

O tucano também comentou a declaração do vice-presidente do PT, Márcio Macedo, que disse que Lula estava com a “serenidade do inocente”. “Sabe o que alegaram? Que Lula estava sereno, a serenidade do inocente. Ora, serenidade do inocente? A serenidade da frieza de um mentiroso, de um usurpador, de um enganador do povo brasileiro”, disse, após comentar que “petistas, ‘istas’ e simpatizantes do Lula foram às ruas” para protestar contra a decisão.

 

Apoio. A iniciativa do prefeito Doria estimulou seus auxiliares e correligionários a fazer o mesmo: criticar Lula. “Finalmente o maior ladrão do Brasil foi condenado”, disse o prefeito regional de Pinheiros, Paulo Mathias, nas redes sociais.

“Semana perfeita: aprovação da reforma trabalhista e a primeira condenação do ‘coisa ruim’. Que venham muitas mais”, publicou o secretário adjunto das Prefeituras Regionais, Fábio Lepique./ P.V.