O globo, n.30719 , 14/09/2017. PAÍS, p.11

PGR oferece denúncia contra presidente do DEM

EDUARDO BRESCIANI

14/09/2017

 

 

Caso está sob sigilo, mas PF atribui propina de R$ 2 milhões da OAS a Agripino por obra da Arena das Dunas

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) o presidente do DEM, senador José Agripino (RN), investigado em inquérito no âmbito da LavaJato. A denúncia está sob sigilo. A Polícia Federal tinha concluído inquérito no mês passado apontando a prática de crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro contra o senador por irregularidades envolvendo o financiamento da Arena das Dunas, estádio de Natal na Copa do Mundo de 2014. O relatório da PF atribui propina de R$ 2 milhões da empreiteira OAS ao senador.

A investigação tem por base análise de mensagens de texto extraídas do celular de José Aldemário Pinheiro Filho, conhecido como Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. Ainda fazem parte do inquérito informações prestadas pelo doleiro Alberto Yousseff e por seu operador, Rafael Angulo Lopez, em delação premiada. Segundo a investigação, o senador recebeu recursos em espécie e doações eleitorais oficiais da OAS em troca de ter ajudado a empresa com apoio político para a realização da obra e auxílio para obtenção de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Em nota enviada por sua assessoria, Agripino “repudia os fatos” e afirma que não consta no inquérito “referência de pedido ou recebimento de valores em troca de qualquer tipo de retribuição ou vantagem”. Ressalta que as doações de pessoas jurídicas eram permitidas pela legislação.

Na nota, Agripino diz que, apesar de defender o combate à corrupção, “não aceita ações que generalizam e maculam a dignidade, a imagem e o capital político de homens públicos”.