Título: Entidades já comemoram
Autor: Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 16/02/2012, Política, p. 2/3

Com o placar favorável à validação da Lei da Ficha Limpa aumentam as apostas de que o dispositivo finalmente passará a balizar as regras para candidaturas nas eleições. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, afirmou ontem estar "extremamente otimista" em relação à aprovação da lei pelo Supremo Tribunal Federal, especialmente após o voto favorável à constitucionalidade da norma por parte da ministra Rosa Weber. "Ela honrou a Constituição Federal com a escolha", disse Ophir, que declarou já esperar o voto favorável da magistrada devido a posições anteriores.

O presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Nelson Calandra, alegou que, apesar de alguns detalhes na lei serem alvo de contestação, sua validação é importante para que a seleção dos candidatos a cargos eletivos seja mais rígida. "A lei já teve um papel importante antes mesmo de ser validada, já que milhares de candidatos desistiram de concorrer ou perderam as eleições passadas por não terem a ficha limpa. Imagine os efeitos positivos quando a lei for confirmada", disse.

Carlos Alves Moura, diretor executivo do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), afirmou estar esperançoso de que a lei seja validada hoje. O voto favorável da ministra Rosa Weber deu alento ao grupo: "Para nós, o importante é que se caminhe para uma solução a favor da preservação da Ficha Limpa, que tem apoio constitucional e vem da iniciativa popular".

O MCEE é a entidade que ajudou a coletar 1,3 milhão de assinaturas para levar ao Congresso Nacional o projeto de lei de iniciativa popular que resultou na Lei da Ficha Limpa.