Título: OCDE vê melhora
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 14/02/2012, Economia, p. 13
Paris — O cenário econômico internacional está mostrando os primeiros sinais de melhora, com a aceleração se espalhando dos Estados Unidos e do Japão para outros países desenvolvidos, mostrou uma pesquisa da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) ontem. A avaliação da pesquisa foi mista para a Zona do Euro, onde sete países "indicaram uma mudança positiva de velocidade", embora o indicador geral da região tenha caído ligeiramente.
A OCDE informou que seu índice antecedente aponta uma "mudança positiva para a área da OCDE como um todo, induzida principalmente pelos Estados Unidos e o Japão, mas sinais estão começando a surgir em uma série de outras economias desenvolvidas". A leitura para todas as nações industrializadas da OCDE subiu 0,2 ponto em dezembro, para 100,4, contra uma média de longo prazo de 100.
O índice dos EUA, pelo terceiro mês seguido, subiu um pouco. As leituras de China, Brasil e Zona do Euro, porém, continuaram a cair. O índice do Brasil perdeu 0,1 (93,7).