O globo, n.30717 , 12/09/2017. PAÍS, p.8

Equipe de Raquel tem reforço da Lava-Jato

Eduardo Bresciani

 

 

 
Procuradores anunciados ontem pediram prisão de Geddel

A nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que assumirá o cargo na próxima semana, anunciou ontem novos nomes que irão compor sua equipe e indicou dois procuradores que pediram a prisão preventiva do ex-ministro Geddel Vieira Lima para comporem o grupo de trabalho que atua na Operação Lava-Jato.

Hebert Mesquita e Luana Vargas Macedo assinam representação feita na semana passada que levou à nova prisão do ex-ministro após a descoberta do “bunker” no qual estavam escondidos R$ 51 milhões que seriam de sua propriedade. Os dois investigadores atuam em forças-tarefas na Procuradoria da República do Distrito Federal nas Operações Zelotes e Greenfield.

Além de Hebert e Luana, o procurador José Ricardo Teixeira Alves, que é lotado em Sergipe, também passará a compor o grupo que atua na PGR nos casos de políticos que tem foro privilegiado. José Alfredo de Paula Silva, que já tinha sido anunciado antes, será o coordenador. Ele já denunciou policiais federais por tortura e sua atuação mais recente foi na Operação Zelotes. Alfredo é descrito por colegas como “prático”, “operacional” e “discreto”.

Foram anunciados ainda novos nomes para a equipe de Dodge que atuaram em outras áreas. A procuradora Mara Elisa de Oliveira, que atua hoje em Petrolina (PE) será a chefe de gabinete. O subprocuradorgeral da República Paulo Gustavo Gonet Branco será secretário da área de “função constitucional” e André de Carvalho Ramos da área de “direitos humanos e defesa coletiva”.

Outros 12 nomes que comporão a nova equipe da PGR já tinham sido divulgados. A procuradora Raquel Branquinho vai comandar a secretaria que será criada apenas para cuidar dos casos criminais de quem tem foro no Supremo e que, por isso, abarcará também os casos da Lava-Jato. Ela atuou como auxiliar do então procurador-geral Antonio Fernando de Souza na denúncia do mensalão. Alexandre Espinosa é outro procurador já anunciado para integrar o grupo de trabalho da operação. Ele também atuou no caso do mensalão.

 

POSSE NA SEGUNDA-FEIRA

Na Secretaria de Cooperação Jurídica Internacional, que ganhou protagonismo em razão do caráter transnacional da Lava-Jato, entrará Cristina Romanó. Ela tem larga experiência na área internacional e já integrou o quadro de promotores do Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia, em Haia.

Dodge tomará posse na próxima segunda-feira em cerimônia na sede da PGR. O horário do ato foi antecipado em algumas horas para contar com a presença do presidente Michel Temer, que foi denunciado pelo atual procuradorgeral Rodrigo Janot. Dodge será a primeira mulher a ocupar o cargo. Ela ficou na segunda posição na lista tríplice organizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República, atrás de Nicolau Dino, braço direito de Janot e irmão do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). Dodge foi escolhida por Temer e aprovada pelos Senado dois meses antes do fim do mandato de Janot. (Eduardo Bresciani)