Título: Ação aberta em 2007
Autor: Abreu, Diego
Fonte: Correio Braziliense, 15/02/2012, Política, p. 3

O escândalo do mensalão veio à tona em junho de 2005, após uma denúncia feita pelo ex-deputado federal Roberto Jefferson, hoje presidente do PTB. Em abril de 2006, o então procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, apresentou denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra 40 suspeitos de envolvimento com o esquema de compra de apoio no Congresso ao governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Somente em agosto de 2007, o STF abriu a ação penal, ocasião em que os acusados passaram à condição de réu. Dentre eles, estão os ex-deputados petistas José Dirceu e José Genoino, além de Roberto Jefferson e dos deputados João Paulo Cunha (PT-SP) e Valdemar Costa Neto (PR-SP). Em 2008, o ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira fez um acordo com a Procuradoria-Geral da República para substituir uma possível condenação pela prestação de serviços comunitários. Já em setembro de 2010, morreu o ex-deputado federal José Janene (PP). Assim, o processo passou a contar com 38 réus.

O relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, encerrou a fase de depoimento das testemunhas de acusação em 2008. Dois anos depois, foram concluídos os interrogatórios da defesa. O STF deve julgar a ação até o fim do primeiro semestre. A marcação do julgamento depende da conclusão do voto de Barbosa e do término do relatório de revisão, que é preparado pelo ministro Ricardo Lewandowski.

--------------------------------------------------------------------------------