Título: Cobrança por espaço
Autor: Lyra, Paulo de Tarso ; Braga, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 15/02/2012, Política, p. 5

A definição por parte da presidente Dilma sobre um retorno do PR e do PDT à composição ministerial ficou para depois do carnaval. Em encontro promovido ontem com líderes do PR do Congresso, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, ouviu dos parlamentares o desejo de retornar à base aliada tendo em contrapartida a concessão de um espaço na Esplanada. Segundo o líder do partido no Senado, Blairo Maggi (MT), a maior pressão vem da bancada da Câmara, que quer ter a prerrogativa de indicar um nome para substituir o atual ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

"Na Câmara, esse é um assunto mais sensível. Acho eu que, pelas conversas do líder na Câmara (Lincoln Portela), se o PR não tiver um espaço no governo, a volta oficial ao governo não vai acontecer. Daí, deve haver a tendência de liberação da bancada", avaliou Maggi. Atualmente, os nomes na lista da bancada da Câmara são os dos deputados Luciano Castro (RR) e Milton Monti (SP). Os dois, no entanto, têm resistência do Planalto. Uma definição é esperada até 15 de março.

Fora da agenda oficial, Ideli também recebeu integrantes da cúpula do PDT. Na ocasião, foram confirmados os nomes do secretário-geral da legenda, Manoel Dias, e o do deputado Vieira da Cunha (RS) como sugestões para substituir o atual ministro do Trabalho, Paulo Roberto dos Santos Pinto. Manoel Dias teria um maior apoio dentro do PDT. Na reunião do diretório nacional, promovida no último dia 30, militantes do partido coletaram assinaturas em apoio à indicação do secretário. "Foram mais de duzentas em menos de uma hora", comemorou um aliado de Dias. Em privado, ele também já manifestou interesse pelo cargo. "Quem não gostaria", disse em reunião com integrantes do PDT.