Título: Locais serão inspecionados
Autor: Araújo, Saulo
Fonte: Correio Braziliense, 27/02/2012, Cidades, p. 19

A gerente da FC Construções, Luciene Leite, responsável por erguer cerca de 60 casas no condomínio, inclusive a de Carolina e de Rubens, admitiu que alguns imprevistos ocorreram na execução do projeto, mas que todos os problemas estão sendo solucionados. No caso de Rubens, foi oferecida uma nova residência, mas ele recusou alegando que, no local, não há fornecimento de água. Já Carolina ainda não teve a parede reparada. "Estamos resolvendo os problemas dessas pessoas. Não estamos sendo omissos", garante Luciene.

De acordo com a gerente, todas as casas passaram por inspeção de engenheiros antes de serem entregues aos proprietários. "Não esperávamos que surgisse a necessidade de realizar esses pequenos reparos depois. Mobilizamos quatro funcionários só para fazer esse levantamento e visitar os imóveis."

Notificação Já a assessoria de comunicação da Caixa Econômica, por meio de nota, informou que a instituição vai notificar os responsáveis para que os reparos sejam executado em breve. "Técnicos do banco visitaram o Residencial Ouro Verde e constataram vícios construtivos de responsabilidade dos construtores do empreendimento. Para que os reparos sejam feitos o mais rápido possível, a Caixa orienta os moradores a procurarem a agência em que foram firmados os contratos."

O engenheiro e professor da Universidade de Brasília (UnB) Dickran Berberian acompanhou a reportagem do Correio em Padre Bernardo. Na avaliação do especialista, as residências que apresentam rachaduras, mofo, infiltrações, entre outros problemas, podem ser reparadas sem que os moradores tenham que deixar o local; porém ele alerta que um lapso de tempo muito grande pode culminar em consequências piores. "Não digo que foi negligência, mas o fato é que existem muitas falhas. É possível resolver perfeitamente todas elas, mas, com o tempo, a tendência é piorar", avalia.

--------------------------------------------------------------------------------