O globo, n.30732 , 27/09/2017. PAÍS, p. 7

CPI da JBS quebra sigilo telefônico de Miller, Joesley e Ricardo Saud

ANDRÉ DE SOUZA

27/09/2017

 

 
 
Em atuação conjunta, oposição e base aliada aprovaram 15 requerimentos
Oposição e base aliada se uniram ontem para aprovar, por unanimidade, 15 requerimentos na CPI da JBS. O pacote inclui a quebra dos sigilos bancário, telefônico e de e-mail do ex-procurador da República Marcello Miller. Deputados e senadores também aprovaram a quebra dos sigilos telefônicos de três executivos do grupo J&F, controlador da JBS: Joesley Batista, Ricardo Saud e Francisco de Assis e Silva.

Os parlamentares solicitaram ainda informações relativas a torres de telefonia, o que permitirá determinar o local onde cada um dos quatro estava em determinado momento. Esses dados poderão indicar se eles se encontraram em momentos específicos, relevantes dentro da investigação que apura se Miller ajudou os delatores da JBS quando ainda estava no Ministério Público Federal (MPF). O ex-procurador alega que começou a trabalhar para a JBS apenas depois de deixar o cargo.

— O extrato telefônico, por óbvio, não traz os áudios das conversas, mas o local onde cada um estava pode elucidar o que aconteceu — disse o deputado Fernando Francischini (SD-PR), um dos sub-relatores da CPI.

 

INFORMAÇÕES AO BNDES

A comissão também aprovou requerimentos para que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) levante todos os empréstimos para as empresas do grupo J&F. Os parlamentares requisitaram ao BNDES e à sua empresa subsidiária, a BNDES-Par, cópias de todas as transações financeiras com a JBS e outras companhias do conglomerado J&F de 2007 a 2016.

A comissão pediu ainda ao Banco Central (BC) o compartilhamento de todas as análises de risco produzidas em razão da “exposição de instituições financeiras decorrentes de empréstimos concedidos a empresas do grupo J&F”. Ao BC, também foi solicitado o “levantamento minucioso de todas as operações de câmbio realizadas pelas empresas” do grupo em 2017.