O globo, n.30731 , 26/09/2017. ECONOMIA, p.20

HORÁRIO DE VERÃO SERÁ MANTIDO NESTE ANO

Manoel Ventura

 

 

Ministros avaliam que ele faz parte da cultura do país e mudança traria ‘desgaste’

O Ministério de Minas e Energia informou ontem que vai manter o horário de verão neste ano. Com isso, a partir do dia 15 de outubro, os moradores das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste deverão adiantar os relógios em uma hora. O período vai até o 17 de fevereiro de 2018.

O assunto foi discutido no domingo em reunião com o presidente Michel Temer no Palácio do Jaburu. A avaliação de ministros do governo e de líderes da base aliada foi que o horário de verão já se tornou parte da cultura do brasileiro e acabar com essa política poderia causar “desgastes” desnecessários para o governo.

 

EFEITO ‘PRÓXIMO À NEUTRALIDADE’

Criado com o objetivo de economizar energia elétrica, o fim do horário de verão estava em estudo na Casa Civil. Foi criado um grupo de trabalho para avaliar a eficácia da medida, como revelou O GLOBO. O assunto passou a ser discutido após estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e do Ministério de Minas e Energia concluir que essa política pública traz efeitos “próximos à neutralidade” com relação à economia de energia elétrica.

O programa foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932 e vem sendo adotado continuadamente desde 1985. Segundo dados do governo, a economia com o última edição do horário (entre outubro de 2016 e fevereiro) foi de R$ 159,5 milhões. Esse valor, considerado baixo pelo setor elétrico, é decorrente da redução do uso de usinas termelétricas para complementar a demanda por energia. (Manoel Ventura)