O Estado de São Paulo, n. 45223, 12/08/2017. Política, p.A7

 

 

Filha de Silvio Santos contesta delator da J&F

Patrícia Abravanel e seu marido, deputado Fábio Faria, vão ao Supremo após mulher de Joesley, Ticiana Villas Boas, chamar delação de ‘absurda’

Por: Fabio Serapião

 

Fabio Serapião / BRASÍLIA

A filha do apresentador Silvio Santos, a apresentadora de TV Patrícia Abravanel, e seu marido, o deputado Fábio Faria (PSD-RN), vão acionar o Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar anular parte da delação do ex-diretor de Relações Institucionais do grupo J&F Ricardo Saud. O casal questiona trecho do acordo do executivo em que ele cita suposta reunião na casa do empresário Joesley Batista na qual teria sido acertado o pagamento de propina ao deputado do PSD do Rio Grande do Norte. O caso foi revelado pela GloboNews.

Na sua delação, Saud relatou aos investigadores da procuradoria-geral da República (PGR) ter pago cerca de R$ 10 milhões em propina para o deputado Fábio Faria. O pagamento teria como contrapartida a conquista, por uma empresa do Grupo J&F, do controle do serviço de água e esgoto no Rio Grande do Norte. Segundo Saud, o pagamento teria sido efetuado, mas a J&F desistiu do contrato.

“Em face da afirmação de Ticiane, esposa de Joesley Batista, maior acionista do grupo JBS, que textualmente disse que as declarações do diretor do Grupo Ricardo Saud não são verdadeiras, vamos peticionar perante o STF, para a Ministra Rosa Weber, para que ela análise a validade da colaboração do diretor”, afirmou o advogado do casal, o criminalista José Luis Oliveira Lima.

A afirmação citada pelo advogado consta em uma mensagem de voz no celular enviada pela mulher de Joesley Batista, Ticiana Villas Boas, para Patrícia Abravanel. A mensagem é de 1.º de junho. No áudio, Ticiana afirma que poderia ser testemunha da mulher do deputado porque a delação é um “absurdo” e o encontro citado por Saud em sua colaboração “foi um jantar normal, eu não vi nada de dinheiro, de nada que beirasse ser ilícito”. Ainda no áudio, Ticiana, que também é apresentadora de TV, se dispõe a depor caso a filha de Silvio Santos seja chamada pela Polícia Federal. “Se você for chamada para depor ou tiver qualquer tipo de implicação para você, eu sou sua testemunha de defesa e vou deixar claramente que é um absurdo”, diz Ticiana na mensagem a que o Estado também teve acesso.

Em nota, Ticiana Villas Boas confirma a veracidade da mensagem. O grupo J&F afirmou que nenhum dos colaboradores “mentiu ” à PGR e ao MPF.