Título: Falta de alimentos
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 31/01/2012, Economia, p. 11

O mundo está ficando sem tempo para garantir que haja alimentos, água e energia para atender a demanda de uma população em rápido crescimento e evitar que 3 bilhões de pessoas sejam levadas à pobreza. A advertência foi feita pela Organização das Nações Unidas (ONU), em relatório divulgado ontem.

Estima-se que a população mundial aumentará dos 7 bilhões de hoje para quase 9 bilhões até 2040 e o número de consumidores de classe média crescerá em 3 bilhões nos próximos 20 anos. Consequentemente, a demanda por recursos crescerá exponencialmente. Em 2030, o mundo precisará de ao menos 50% a mais de alimentos, 45% a mais de energia e 30% a mais de água, de acordo com as estimativas da ONU, em uma época em que o ambiente em modificação cria outros limites ao abastecimento.

Se o mundo fracassar em lidar com esses problemas, o risco é condenar 3 bilhões de pessoas à pobreza, afirmou o relatório. "Para alcançar a sustentabilidade, é necessária uma transformação na economia global", apontou o texto.