O globo, n.30714 , 09/09/2017. PAÍS, p.7

PF investiga tentativa de compra de decisão em cortes superiores

 

 
 
Segundo revista, diretor da JBS tentou negociar resultados favoráveis

 

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, determinou que a Polícia Federal (PF) investigue denúncia de um suposto esquema de tentativa de compra de decisões judiciais em tribunais superiores, que teria contado com a participação de advogados da JBS.
Reportagem publicada pela revista “Veja” mostrou o que seriam trocas de mensagens entre o delator e diretor jurídico da JBS, Francisco de Assis e Silva, e a advogada Renata Gerusa Prado de Araújo, próxima ao grupo J&F, em que os dois discutem como conseguir decisões favoráveis em cortes de Brasília, como o Superior Tribunal de Justiça. Em nenhum dos casos citados há indícios de que eles tenham conseguido efetivar seus planos.

As mensagens foram encaminhadas ao Ministério Público Federal (MPF) por Pedro Bettim Jacobi, ex-marido de Renata. Numa conversa gravada que ele teve com Renata, a advogada também cita o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, mas sem ligação com o contexto da tentativa de compras de sentenças. Na conversa, Renata indica que Dalide Corrêa, ligada a Gilmar Mendes, estaria preocupada com a delação da JBS e teria pedido a ela para fazer sondagens.

Ontem mesmo, Gilmar solicitou a Torquato a abertura da investigação policial.