Título: O novo melhor amigo de Dilma
Autor: Braga, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 17/02/2012, Política, p. 5
Tabeliã cearense visita o Palácio do Planalto para entregar um inusitado presente à presidente: um cachorro de estimação
A presidente Dilma Rousseff recebeu um presente inesperado ontem: um cão labrador, de dois meses e meio. O animal foi levado pela tabeliã Márcia Vieira Diógenes, que viajou de Fortaleza a Brasília exclusivamente para entregar o cachorro — é o primeiro caso registrado pelo governo em que um cidadão chega ao Palácio do Planalto com um animal para presentear o presidente da República. O labrador, que ainda não tem nome, será adotado e viverá com os outros cães da presidente na residência oficial, na Granja do Torto.
Márcia conta que presenteou a presidente por admirar seu perfil "trabalhador". "Eu costumo dar presentes para as pessoas que gosto. Apesar de Dilma ser alguém a que não tenho acesso, despertou minha atenção por ser uma profissional nata, e eu gosto das pessoas que têm coragem para trabalhar", declarou. A tabeliã cearense achou que era melhor dar um "presente vivo", que fizesse companhia à presidente, e que não fosse perecer ou ser descartado. "Preferi um presente vivo, mais útil, mais companheiro. É bom ter um amigo diferente", disse.
A tabeliã chegou a Brasília na quarta-feira. Ontem pela manhã, às 9h30, foi ao Palácio do Planalto e, pelo lado externo do edifício, se dirigiu ao Protocolo, na portaria do Anexo I, para entregar o presente. O cachorro estava com uma gravata azul e vermelha. "Eu cheguei com uma pastinha, com as informações sobre ele, e me perguntaram onde estava o presente. Eu disse que o presente era "vivo" e eles acharam engraçado, mas muito bonitinho", relatou. Márcia não deu nome ao cachorro, para que Dilma pudesse escolher o que mais lhe agradar.
O novo animal de estimação da presidente terá a companhia de Nego, também labrador, deixado para Dilma por José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil no governo Lula. Nego chegou a participar da campanha à presidência em 2010, quando foi fotografado o lado de Dilma enquanto a presidente caminhava na Península dos Ministros. O outro é uma cadela chamada Fafá, da raça dachshund, que Dilma encontrou vagando em uma rua do Lago Sul. Os cães estão na Granja do Torto desde o fim de 2010, no período ainda de transição do governo, quando Dilma se mudou para a residência oficial de campo.
Balanço Entre janeiro e dezembro do ano passado, Dilma recebeu 3.248 presentes. A soma não contabiliza produtos perecíveis, como comidas, doces e bebidas. Antes de serem entregues a Dilma, esses itens passam pelo crivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência. Depois de aprovados, são encaminhadas ao Palácio do Alvorada. Livros, filmes e artigos de vestuário, por exemplo, passam pela Diretoria de Documentação Histórica, vinculada ao gabinete da presidente, que cataloga os artigos antes de levar o mimo a Dilma.
"Dilma deixa a sombra de Lula" Com as novas nomeações para os ministérios, a presidente Dilma Rousseff está saindo da sombra do antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, afirma reportagem da revista The Economist que chega às bancas inglesas hoje. Segundo a publicação, Dilma está pavimentando um caminho mais ambicioso e destaca a ascensão da ministra Eleonora Menicucci à Secretaria de Políticas para as Mulheres e a de Maria das Graças Foster à presidência da Petrobras. A queda de sete ministros por envolvimento em casos de corrupção também é citada. A revista ressalta, entretanto, que "conseguir qualquer coisa em Brasília é demorado e exige negociações tortuosas com parceiros de coalizão".