Correio braziliense, n. 19838, 15/09/2017. Economia, p. 9.

 

PSD tenta viabilizar Meirelles

15/09/2017

 

 

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, voltou a negar que seja pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2018. “O que tenho dito, e é a realidade, é que estou 100% do tempo focado na Fazenda”, disse ele, ontem, após participar de evento em São Paulo. Apesar da negativa, os movimentos do PSD, ao qual é filiado, continuam alimentando a expectativa de uma candidatura. A peça publicitária que o partido deve veicular na TV em dezembro, por exemplo, terá o ministro como  protagonista. A ideia é capitalizar politicamente a melhora dos indicadores econômicos.

A estratégia do PSD inclui ainda viagens de Meirelles a várias localidades do Brasil, fora do eixo Rio-São Paulo-Brasília. A intenção é torná-lo mais conhecido além do mercado financeiro, no qual o ministro já tem apoio expressivo. De acordo com o líder do PSD na Câmara, deputado Marcos Montes (MG), a primeira viagem deve ser a Minas Gerais e a segunda, para alguma capital do Norte ou do Nordeste.

Na quarta-feira, Meirelles se reuniu em Brasília com a bancada federal do PSD. No fim do encontro, Montes disse que a bancada havia convidado o ministro para disputar a Presidência. “Ele recebe sempre com entusiasmo. Se vier a ser chamado (para disputar a eleição), temos convicção de que vai atender ao chamado da sociedade”, afirmou. Horas depois, por meio de sua conta no Twitter, o ministro disse ter ficado “muito honrado” com as palavras de todos os deputados do PSD, mas afirmou que não é pré-candidato à presidência.

Ontem, Meirelles respondeu ainda a uma declaração do prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), de que deveria focar a economia, e não as eleições de 2018. “Fico muito feliz quando as pessoas recomendam que eu faça algo que já estou fazendo”, ironizou. “Em relação ao que eu vá fazer no futuro, não estou preocupado agora com uma decisão que eu vá tomar no ano que vem”, acrescentou.