Correio braziliense, n. 19840, 17/09/2017. Política, p. 5.

 

Definição dos próximos passos

Rosana Hessel

17/09/2017

 

 

O presidente Michel Temer aproveitou o sábado para preparar a viagem aos Estados Unidos e definir as estratégias de defesa contra a segunda denúncia apresentada contra ele pelo procurador-geral da República (PGR), Rodrigo Janot, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e na qual é acusado agora pelos crimes de formação de quadrilha e de obstrução de Justiça.

Após se reunir na véspera com o seu advogado Antonio Carlos Mariz, Temer chegou por volta das 10h30 ao gabinete do Palácio do Planalto. Às 11h, recebeu o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes, encontro que foi incluído na agenda na parte da tarde.  Às 11h30, o presidente chamou os ministros Aloysio Nunes (Relações Exteriores) e Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência) para fazer os preparativos finais e tratar do discurso de abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, na terça-feira.

À tarde, o chefe do Executivo almoçou com o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, no Palácio do Jaburu, onde também recebeu o deputado Arthur Maia (PSB-BA), relator da reforma da Previdência, e o marqueteiro Elsinho Mouco. Moreira e o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, também foram denunciados pela PGR. Padilha viajou para Porto Alegre e não participou do encontro no Jaburu.

Temer evitou fazer pronunciamento em vídeo na internet se defendendo, como fez na primeira denúncia, porque seus assessores o orientaram para isso e o convenceram de que a nota em que afirmou que a denúncia de Janot é “recheada de absurdos” já era suficiente.

 

Viagem

Temer embarca para os EUA amanhã às 9h, logo após participar da posse da nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que ocorrerá às 8h por conta da viagem presidencial. O Planalto defende que a segunda denúncia seja devolvida pelo STF para Dodge.

Assim que chegar a Nova York, o peemedebista participará de jantar oferecido pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos presidentes latino-americanos. Segundo o Planalto, comparecerão ao encontro os chefes de Estado da Colômbia, Juan Manoel Santos, e do Peru, Pedro Paulo Kuczynski. No cardápio, a crise na Venezuela será um dos assuntos a serem apreciados.

O presidente brasileiro fará o discurso da abertura da ONU, como é de praxe. O Planalto não informou quantos ministros integram a comitiva de Temer aos EUA. A assessoria do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, contou que ele embarca no dia 19 e se juntará ao presidente. O retorno de Temer ao Brasil está previsto para a madrugada de quinta-feira, mas ainda não está confirmado pelo Planalto oficialmente. Meirelles deverá continuar nos EUA, realizando encontros com investidores, até a próxima semana.