Correio braziliense, n. 19844, 21/09/2017. Política, p. 2.

 

Elogios na primeira sessão de Dodge

21/09/2017

 

 

Em sua estreia em sessões plenárias do STF, a procuradora-geral Raquel Dodge foi cumprimentada por todos os ministros presentes. De acordo com a presidente da Corte, Cármen Lúcia, Raquel é um dos melhores quadros do MPF e tem “extensa folha de trabalhos prestados ao Brasil e à instituição”. A presidente do STF também destacou que o MPF tem atuado com “destemor” e afirmou estar confiante de que Raquel dará continuidade aos serviços da instituição. “Gostaria de, em nome dos ministros desta Casa e dos servidores, dar não apenas as boas-vindas à dra. Raquel, mas dizer da enorme honra de tê-la conosco.”

A procuradora-geral da República agradeceu as boas-vindas. “Eu gostaria de saudar cada um (dos ministros) com imenso respeito. Agradeço a calorosa acolhida desse STF e apresento-lhes os cumprimentos de todo o Ministério Público brasileiro, que reconhece o elevado espírito público que preside este tribunal como garantidor de direitos humanos”, disse ela.

Em sua primeira atuação junto ao STF, contudo, ela mostrou afinidade com a gestão anterior e contrariou a defesa de Temer, que solicitou, mais uma vez, que a denúncia contra o presidente fosse devolvida à PGR. No memorial enviado à Corte, Dodge afirmou que “não há lugar para impugnar a viabilidade da denúncia” antes da decisão da Câmara dos Deputados.

Ela usa trecho de livro do ministro Alexandre de Moraes, do STF, para sustentar que o recebimento da denúncia é “o primeiro ato decisório” a ser praticado pelo STF, o que só acontece “desde que tenha a autorização da Câmara”. “Se este momento (do recebimento da denúncia) chegar, a defesa terá ampla margem de atuação para suscitar todas as questões que entender necessárias”, escreveu Raquel.