Correio braziliense, n. 19844, 21/09/2017. Política, p. 5.

 

Polícia prende o último condenado

Renato Souza

21/09/2017

 

 

A Polícia Federal prendeu ontem José Eduardo Correa Teixeira Ferraz. Ele foi condenado no processo que apurou o desvio de recursos públicos na construção do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT). O ex-empreiteiro era o último sentenciado no caso que ainda não estava na cadeia. José Eduardo Ferraz pegou uma pena de 22 anos e quatro meses de detenção por ter participado do esquema. Além dele, o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto e o senador cassado Luiz Estevão estão presos por terem participado dos desvios.

O caso veio à tona em 1998, e, de acordo com procuradores que atuaram no processo, foram desviados R$ 169 milhões durante a construção da sede do tribunal. A investigação apontou que apenas 64% da obra estava concluída seis meses após o início, mesmo com todos os recursos previstos para a execução do projeto já liberados pelo governo. Nicolau dos Santos Neto, que nos anos 2000 presidia o TRT da 2ª Região, foi apontado como o principal responsável pelo esquema. Ele foi solto em 2014, por ter mais de 70 anos. No entanto, a aposentadoria dele acabou sendo cassada. Atualmente, vive em São Paulo.

Já Luiz Estevão continua preso no Complexo Penitenciário da Papuda. De acordo com o Ministério Público, ele é dono da empresa contratada para realizar a obra. No processo, o senador cassado foi condenado a 30 anos e oito meses de prisão pelos crimes de peculato, estelionato, corrupção, uso de documento falso e formação de quadrilha. José Eduardo Ferraz estava na lista de procurados da Polícia Internacional (Interpol). Ele foi preso dentro de um veículo de transporte do aplicativo Uber, na Marginal Pinheiros.

O empresário foi levado para a Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo. Ele está à disposição da Justiça e aguarda transferência para o sistema prisional.