O globo, n.30751 , 26/10/2017. PAÍS, p.4

Maia quer aprovar pacote de Segurança

CRISTIANE JUNGBLUT

 

 

Deputado também quer fazer pacote para recuperação de crédito

 O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também tem como meta votar, passada a denúncia, a reforma da Previdência. Maia e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, concordam em ter esse discurso como forma de atender ao mercado. Mas o presidente da Câmara, segundo interlocutores, quer associar essa pauta econômica a propostas sobre segurança. Maia disse que o restante da pauta será definido a partir da próxima semana.

Parlamentares mais realistas, porém, são céticos em relação às chances de as reformas da Previdência e tributária, que retiram direitos e podem aumentar deveres para contribuintes, prosperarem. Por isso, o foco seria a votação de um pacote de segurança e de recuperação de crédito.

A saída para a reforma da Previdência, conforme o Planalto, seria votar uma proposta desidratada, apenas em torno da adoção de uma idade mínima para a aposentadoria. Ainda assim, líderes temem enfrentar o tema no período pré-eleitoral.

Na terça-feira, a bancada do DEM se reuniu por mais de duas horas e avisou ao líder do partido na Câmara, deputado Efraim Filho (PB), que não aceitaria votar a reforma da Previdência.

— O maior programa de transferência de renda que o Brasil tem é a Previdência: dos pobres para os ricos. Por isso, a gente não pode fugir dessa agenda, com todo o desgaste, com toda a incompreensão. Claro que vamos precisar reduzir (o tamanho da reforma) e focar nos privilégios: na idade mínima e no serviço público — disse Maia.

(Cristiane Jungblut)