Correio braziliense, n. 19853, 30/09/2017. Política, p. 3

 

Relatoria da denúncia inflama PSDB

Paulo de Tarso Lyra 

30/09/2017

 

 

Com um deputado do partido responsável por dar o parecer na CCJ,as alas tucanas governistas e oposicionista travam mais um embate interno na legenda

A crise interna do PSDB, agravada pela escolha do deputado Bonifácio de Andrada (MG) para relator da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, inflamou ainda mais as relações internas no partido entre a ala governista e oposicionista. Parlamentares neutros, como o deputado Nilson Leitão (MS), defendem que ainda há espaço para que o tucano mineiro abra mão da relatoria. Bonifácio disse que, se o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) quiser, ele deixa a relatoria. “Não estou brigando nem nada. Estou prestando um serviço à Câmara”, afirmou.

Bonifácio também se explicou pelo fato de, na primeira denúncia, ter votado para rejeitar a autorização para que o Supremo Tribunal Federal investigasse o presidente Temer. “Fiz um exame exclusivamente técnico, não fiz nenhum elogio ao presidente da República nem a ninguém”. Desde que Pacheco confirmou a escolha de Bonifácio, o líder da bancada, Ricardo Trípoli (SP), submergiu.

Aconselhado por seus assessores, não comprou uma briga explícita, mas demonstrou descontentamento a pessoas mais próximas. Na próxima terça-feira, Trípoli vai reunir a bancada para apresentar a análise técnica da denúncia. “Pedi para a nossa equipe jurídica para destrinchar ponto a ponto da denúncia de 260 páginas encaminhada pelo Supremo para a Câmara”, confirmou Trípoli.

Qualidades

A reunião está marcada para o fim da tarde de terça. Normalmente assíduo nos encontros de bancada, há dúvidas se Bonifácio estará presente. “Ele normalmente comparece, mas como o assunto da escolha dele para a relatoria será com certeza debatido, vamos ver se ele estará presente”, afirmou um parlamentar do PSDB.

O deputado Marcus Pestana (MG) não vê razões para questionar a qualidade do relator indicado para a CCJ. “A escolha foi exclusivamente uma opção técnica e jurídica do presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco, que buscou a competência inquestionável de um jurista e professor de direito constitucional. A opção do Bonifácio foi pessoal e solitária. Ele chegou a ser ameaçado de substituição na comissão. Espero que isso não prospere”, destacou Pestana. O Bonifácio tem só 10 mandatos e só 87 anos. É um jurista respeitado”, completou.

Exames em São Paulo 
O presidente Michel Temer, que completou 77 anos na semana passada, fez ontem exames de rotina no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Segundo auxiliares, os exames foram “bons” e o presidente já está em sua residência. Não há confirmação se ele permanece na capital paulista no fim de semana ou se retorna para Brasília. Nesta semana, o presidente interrompeu a rotina de audiência para uma “escapada” do Palácio do Planalto para fazer uma massagem, pois estava se queixando de dores nas costas. Os exames de ontem, no entanto, não têm relação com o episódio.