O Estado de São Paulo, n. 45271, 28/09/2017. Política, p. A9.

 

Engenheiro reafirma não ter recebido aluguel

Julia Affonso

28/09/2017

 

 

MPF diz que contrato de locação foi usado para simular propinas pagas a Lula; defesa contesta

 

 

O engenheiro Glaucos da Costamarques afirmou ontem ao Estado que é “verdadeiro” o que ele disse em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro sobre não ter recebido pagamentos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva referentes a aluguéis do apartamento 121 do edifício Hill House, em São Bernardo do Campo (SP).

“É a verdade”, afirmou ele ao ser questionado pela reportagem sobre o conteúdo de seu depoimento a Moro. Perante o juiz da Operação Lava Jato, o engenheiro também havia sido taxativo ao dizer que não houve pagamento pelo apartamento. “Não recebi.” À Receita Federal, Glaucos já havia dito ter declarado que recebeu os valores sem, no entanto, ter recebido. “Eu declarei que eu recebi os aluguéis, mas eu não recebi.”

Para contestar a versão do en- genheiro, a defesa de Lula entregou, anteontem, documentos à Justiça que comprovariam o pagamento do aluguel. Foram 26 recibos entregues. Dois deles, no entanto, têm datas que não existem no calendário: 31 de junho e 31 de novembro.

O pagamento dos aluguéis é peça importante de uma das seis ações das quais Lula é réu. Na denúncia, o Ministério Público Federal no Paraná afirma que parte das propinas destinadas a Glaucos Costamarques por sua atuação na compra de um terreno que abrigaria o Instituto Lula foi repassada ao ex-presidente na forma da aquisição do apartamento 121, que fica ao lado da unidade onde mora o petista.

O imóvel, segundo a denúncia, foi adquirido em nome de Glaucos, que seria um “testa de ferro” de Lula. A Procuradoria da República afirma que para tentar dissimular a real propriedade do apartamento, a ex-primeira-dama Marisa Letícia, morta em fevereiro, assinou um contrato fictício de locação com Glaucos, datado de fevereiro de 2011. Os investigadores sustentam que não houve o pagamento do aluguel até pelo menos novembro de 2015.

Anteontem, em nota, o advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins reafirmou que os pagamentos foram feitos. Segundo o texto, pela lei, bastaria à defesa ter apresentado o último recibo com reconhecimento de quitação, sem qualquer ressalva de débitos anteriores, para que todos os demais pagamentos fossem considerados realizados. “Se dois dos 26 recibos apresentados contêm erro material em relação às datas dos vencimentos dos aluguéis que estão sendo pagos isso não tem qualquer relevância para o valor probatório dos documentos.”

Questionado sobre os recibos Glaucos disse: “Não estou autorizado a falar nada”.

 

Imóvel. Defesa de Lula entregou recibos de pagamentos de aluguel ; dois deles, no entanto, têm datas que não existem

 

‘Aluguéis’

“Eu declarei que eu recebi os aluguéis, mas eu não recebi.”

 

“O falei ( a Moro) é verdade.”

Glaucos da Costamarques

ENGENHEIRO