Título: PR indica ministeriáveis
Autor: Decat, Erich
Fonte: Correio Braziliense, 23/02/2012, Política, p. 6
Partido entrega lista de %u201Csugestões%u201D para a pasta de Transportes ao Planalto. Vereador paulista é a principal aposta da legenda
Com dificuldades de emplacar um nome da bancada para substituir o atual ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, integrantes da cúpula do PR já trabalham com uma indicação de fora do Congresso. Em encontro realizado com a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, na semana antes do carnaval, os líderes do PR no Senado, Blairo Maggi (MT), e na Câmara, Lincoln Portela (MG), conversaram sobre o retorno à base e entregaram uma lista com quatro nomes. Entre eles, o do primeiro suplente da senadora Marta Suplicy (PT-SP) e presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Antonio Carlos Rodrigues, também conhecido como "Carlinhos".
Segundo integrantes da cúpula do partido, a indicação de Carlinhos é trabalhada nos bastidores pelo secretário-geral do PR e deputado federal Valdemar Costa Neto (SP). "Ele também tem apoio do ministro (da Educação) Aloizio Mercadante", assegura outro cacique do PR. A proximidade com Marta vem do tempo em que ela foi prefeita de São Paulo, entre 2001 e 2004. Na época, Carlinhos era líder do PL (atual PR) na Câmara Municipal e fazia parte da base aliada da prefeita, chegando a se intitular como "líder adjunto do governo" devido à atuação em defesa dos interesses da petista.
Em relação a Mercadante, o vereador já faz até campanha para uma possível candidatura do ministro ao governo de São Paulo em 2014. Ele, inclusive, se coloca com o candidato a secretário de Transportes num possível êxito de Mercadante. Além de trânsito com os petistas, Carlinhos também atuou no setor de transportes entre 1991 e 1994, quando exerceu o cargo de diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo.
Com o nome dele, também estavam na lista entregue à ministra Ideli Salvatti os dos deputados Luciano Castro (RR) e Milton Monti (SP). O quarto nome seria o do senador Cesar Borges (BA). Os dois primeiros, entretanto, encontram resistência por parte do Palácio do Planalto. Por sua vez, Borges é associado ao "Carlismo", período de domínio do ex-senador Antônio Carlos Magalhães na Bahia. Essa ligação é vista com desconfiança por setores do PT comandados pelo atual governador baiano, Jaques Wagner.
Obras paradas Outra hipótese cogitada é a permanência do atual ministro Paulo Sérgio Passos. Essa possibilidade, no entanto, é descartada por alguns setores do partido. "Ele não está bem na foto. Antes do carnaval, teve um encontro junto com integrantes do Dnit e da Valec com a Dilma e, por várias vezes, ela bateu o laptop na mesa ao questionar por que algumas obras estavam paradas", relata um integrante da cúpula. A expectativa do PR é de que a definição do comandante do Ministério dos Transportes saia até meados de março.
O PDT também aguarda uma decisão sobre o futuro na Esplanada. No mesmo dia em que houve o encontro do PR no Planalto, integrantes da cúpula também estiveram com Ideli. Os nomes mais cotados, até o momento, para assumir o Ministério do Trabalho, pasta da cota do partido, é o do secretário-geral Manoel Dias e o do deputado Vieira da Cunha (RS). Ambos são ligados ao presidente do partido e ex-ministro Carlos Lupi.