Correio braziliense, n. 19850, 27/09/2017. Política, p. 4.

 

"Lava-Jato é compromisso"

Renato Souza e Aline Brito

27/09/2017

 

 

Na primeira entrevista desde que assumiu a PGR, procuradora promete seguir com a operação devido às transformações benéficas que tem proporcionado ao país. Ela também diz que, se a Câmara dos Deputados aprovar, dará continuidade à denúncia contra Michel Temer

 

 

Pela primeira vez desde que assumiu o cargo, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, falou sobre a Operação Lava-Jato. Numa entrevista ontem, após reunião com os ministros da Defesa, Raul Jungmann; da Justiça, Torquato Jardim; e do Gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, a procuradora respondeu a uma série de questionamentos e não restringiu nenhum assunto. Além de comentar sobre a operação destinada a combater desvios na Petrobras, disse que vai dar continuidade à denúncia oferecida contra o presidente Michel Temer se tiver autorização da Câmara dos Deputados.

A reunião ocorreu na sede da PGR e teve como foco discutir o crescimento da violência no Rio de Janeiro. Raquel Dodge também respondeu sobre as polêmicas envolvendo o procurador Sidney Pessoa Madruga — primeira baixa da equipe dela —, após ser flagrado num encontro com a advogada Fernanda Tórtima, que atuou na delação dos executivos da JBS.

Em relação à Lava-Jato, Dodge afirmou que leva em conta os benefícios da operação para o país e que continuar com ela é um compromisso de sua gestão.

Durante o encontro, a procuradora apresentou ainda a nova estrutura interna do Ministério Público Federal (MPF). Foram criadas secretarias para atuar em temas específicos. De acordo com ela, foram instituídas a Secretaria da Função Constitucional, que deve zelar pelo cumprimento da Constituição Federal, e a Secretaria de Direitos Humanos e de Defesa Coletiva, que vai tratar de assuntos relacionados à tortura, ao tráfico de seres humanos, ao trabalho escravo e à violação do meio ambiente.

Um dos temas mais polêmicos durante a gestão do procurador Rodrigo Janot foi o acordo de delação premiada da JBS. O próprio MPF pediu que os termos da colaboração fossem invalidados após a divulgação do áudio de uma conversa entre os empresários Joesley Batista e Ricardo Saud. Na gravação, a dupla fala em interferir no trabalho de Janot e do Supremo Tribunal Federal. “Essas delações estão em processo de revisão. Ainda não tivemos tempo de acessar tudo o que foi produzido.

Nós estamos, exatamente neste momento conhecendo melhor o conteúdo dessas delações e compreendendo a validade delas. É um momento de estudo e de reflexão sobre o que faremos”, disse Raquel Dodge. Confira trechos das declarações da procuradora.

 

Rio de Janeiro

“A reunião de hoje (ontem) com o ministro da Defesa, Raul Jungmann; o ministro da Justiça, Torquato Jardim; e o ministro-chefe do gabinete de Segurança Institucional, Sérgio Etchegoyen, foi muito profícua no sentido de aproximar as instituições e alinhar as percepções que temos a respeito de como essa criminalidade tem ocorrido no território do Rio de Janeiro. A situação é muito complexa, é duradoura, já entranhou-se por diversos locais do Rio de Janeiro, de modo que exige uma cautela.”

 

 

Estrutura da PGR

“Para todos os temas que estão na Constituição e são da atribuição do MPF, nesta nossa gestão, que ora se inicia, daremos uma atenção equilibrada, uma atenção de qualidade. Exatamente a mesma que temos dado no combate à corrupção e no exercício da nossa função criminal.”

 

Lava-Jato

“O compromisso do Ministério Público com o combate à corrupção, em especial com a Operação Lava-Jato, tem trazido tantas transformações benéficas para o país e é o meu compromisso. Todos reconhecem a importância dessa investigação, os resultados que dela decorrem, que são não só relacionados com a repressão de alguém que comete um crime, mas um resultado transformador na percepção que a população tem de que é possível enfrentar o crime e a criminalidade com os instrumentos jurídicos que temos à disposição no país.”

 

Futuro da operação

“Nesses sete, oito dias que estamos no cargo, minha equipe e eu temos trabalhado mais de 12h por dia nos inteirando de todos os documentos que existem e como esses documentos e provas se relacionam uns com os outros. Nossa tarefa tem sido extenuante. Para os próximos dias e meses, o nosso compromisso é trabalhar com afinco para acelerar o nosso trabalho, para que não haja solução de continuidade na condução tanto das investigações quanto das ações penais já propostas e que estão tramitando no STF e STJ.”

 

Procurador Madruga

“Ocorreu esse fato, e ele entendeu que era uma atitude que não se compatibiliza com as diretrizes da nossa gestão, que é de motricidade, sobriedade, recolhimento. Ninguém fala pelas atribuições que não está exercendo. Exatamente nesse limite que ele pediu exoneração, e foi prontamente atendido por mim. Considerei bastante ético da parte dele fazer o pedido.”

 

Denúncia contra Temer

“Se a Câmara aprovar a continuidade dessa tramitação, exercerei com clareza e transparência aquilo que é atribuído a todo membro do Ministério Público fazer, uma vez a denúncia estando ajuizada.”

 

Delação da JBS

“Estamos no momento de estudar o caso.”

 

Sequelas

“Considero que temos de lidar com todas essas questões polêmicas com temperança e espírito público. Somos servidores públicos, e é com bom espírito que recebo todo o trabalho que foi feito. Vejo nele muito mérito e pretendo conduzi-lo da melhor maneira possível.”