O globo, n.30766 , 31/10/2017. PAÍS, p. 6

SENADO VOTA HOJE PROJETO QUE REGULAMENTA SERVIÇOS COMO UBER

João Sorima Neto

 

 

Entre as medidas, estão uso de placa vermelha e licença da prefeitura

Empresas de transporte privado por aplicativos, como Uber, Cabify e 99POP, fizeram carreatas ontem em pelo menos 36 cidades do país em protesto contra o Projeto de Lei Complementar (PLC) 28/2017, que será votado hoje em regime de urgência pelo Senado. Se o texto for aprovado e sancionado, passará a ser exigido o uso de placas vermelhas pelos veículos e autorizações das prefeituras.

Presidente global do Uber, Dara Khosrowshahi está no Brasil para acompanhar a votação. Segundo ele, faltou debate sobre o projeto. As empresas do setor alegam que a regulamentação proposta aumentaria a burocracia e reduziria a oferta do serviço. Nos bastidores, o entendimento é que, em ano pré-eleitoral, o projeto tramita com rapidez por pressão dos taxistas.

O Uber acumula polêmicas ao redor do mundo. Este mês, iniciou o que promete ser uma longa batalha judicial para tentar derrubar a suspensão de sua licença na capital inglesa, onde tem 3,5 milhões de clientes. Além disso, a empresa anunciou que vai deixar de operar em Quebec, no Canadá, por conta de uma regulação anunciada pela província. Nos Estados Unidos, onde nasceu, o Uber também enfrenta problemas: é alvo, por exemplo, de uma ação por suposta manipulação de preços. Não faltam ainda processos movidos por motoristas cadastrados pelo aplicativo, que cobram direitos trabalhistas.