Título: Estratégia do BC
Autor: Hessel, Rosana; Correia. Karla
Fonte: Correio Braziliense, 08/02/2012, Economia, p. 13

O Banco Central lançou, na segunda-feira, uma pesquisa com corretoras e bancos sobre juro neutro, desemprego e expectativa de inflação. O objetivo da instituição é reduzir disparidades de projeções entre os participantes de mercado, como evidenciou um outro levantamento da autoridade monetária. A nova pesquisa ajudará ainda no processo de recuperação da credibilidade do BC, já que a maioria dos analistas ainda tem dúvidas se Alexandre Tombini, presidente da casa, conseguirá entregar ao fim de 2012 uma inflação próxima ao centro da meta, ao redor de 4,5% ao ano — uma situação que colabora para a alta da carestia no país.

"Estas pesquisas são tudo menos elementos ingênuos de pesquisa. Elas não são nem perguntas, são antes de tudo afirmações, uma forma mais sofisticada de comunicação entre o BC e o mercado", afirmou André Perfeito, economista-chefe da Gradual Investimento. "Sempre que o BC lança estas pesquisas o objetivo implícito é evidenciar algo que está na pauta", explicou. Dessa vez, um dos objetivos aparentes, segundo analistas, é convencer o mercado de que a taxa neutra de juros, aquela que não tem influência sobre a inflação, encolheu, o que justifica a taxa básica de juros (Selic) a um dígito.