Título: Lula define liderança do PT
Autor: Decat, Erich; Correia, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 08/02/2012, Política, p. 6

Jilmar Tatto vence disputa na Câmara após interferência do ex-presidente, que conta com o apoio do deputado na briga pela prefeitura de São Paulo » » O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atuou como interventor para assegurar a vitória do deputado Jilmar Tatto (SP) pela liderança do PT na Câmara. Na disputa com Tatto, estava o deputado José Guimarães (CE), que saiu com a promessa de comandar o partido em 2013. A decisão foi anunciada ontem, após reunião entre os integrantes da bancada, na residência oficial do presidente da Câmara, Marco Maia (RS). Na véspera, Lula ligou para o gabinete da liderança na Câmara, por volta das 18h, e, após ser acionado o viva voz do aparelho, deu a ordem a todos os presentes para que Guimarães desistisse da disputa. Segundo integrantes do grupo do cearense, o deputado contava com 45 votos de um total de 86.

Após o desfecho da disputa, o discurso para o público externo foi o de união entre as partes. "A decisão seguiu o entendimento de que devemos manter a unidade da bancada", disse o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que deixou a cadeira de líder. Nos bastidores e de forma velada, vencidos e vencedores, no entanto, revelaram o tamanho do racha. "Tatto vai ser um líder da minoria", disparou um petista do grupo perdedor. "O recado deixado foi de que agora há uma nova maioria na bancada", rebateu um parlamentar do grupo vencedor.

Nos cálculos do grupo dos perdedores, teria pesado na vitória de Tatto o fato de ele ter, assim como fez a senadora Marta Suplicy (PT-SP), condicionado o apoio à candidatura de Fernando Haddad (PT) na disputa pela prefeitura de São Paulo a um cargo de relevância. Além disso, Tatto teria como capital político o domínio de 16% do diretório do PT em São Paulo. A ascensão ao posto de líder poderá credenciá-lo a um cargo na coordenação da campanha de Haddad. "A chantagem, de fato, está dominando o PT hoje. Não fazemos isso, fazemos política", disparou um integrante da ala perdedora.

A vitória de Tatto teve apoio do mesmo grupo que, no ano passado, conduziu o deputado Marco Maia à presidência da Câmara. Na ocasião, o parlamentar gaúcho disputou a vaga com o líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP).

Aniversário Nesse clima de racha no Congresso, integrantes do diretório nacional do partido se reúnem amanhã para definir algumas estratégias para as eleições municipais deste ano. Na ocasião, deve ser divulgada uma nova resolução, pregando "união" do partido nas bases. O encontro ocorre na véspera das comemorações do aniversário de 32 anos do PT, que contará com a presença da presidente Dilma Rousseff e dos ministros do partido. A festa ocorrerá durante o encerramento do Encontro Nacional de Prefeitos e Deputados Estaduais do PT, no Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília.