O Estado de São Paulo, n. 45249, 06/09/2017. Internacional, p. A14.

 

Trump tira direitos de 800 mil filhos de imigrantes ilegais

W. POST/ AFP/ EFE

06/09/2017

 

 

EUA revogam programa de Obama que desde 2012 favorecia parte do grupo que chegou ao país ilegalmente com menos de 16 anos

 

 

O governo Donald Trump anunciou ontem o fim do programa que permitiu a concessão de visto de residência e trabalho a 800 mil jovens levados para os EUA ilegalmente com menos de 16 anos. A medida determina um desmonte gradual que dá ao Congresso seis meses para decidir sobre o destino dos imigrantes. Barack Obama, que criou o programa em 2012, considerou a decisão “errada” e “cruel”.

Ao encerrar o Daca (Ação Diferida para Chegada de Crianças, em tradução livre), Trump responde a um processo movido por procuradores-gerais de nove Estados. Eles alegam que ela é inconstitucional. “Não sou favorável a punir crianças, a maioria agora adulta, pelas ações de seus pais. Mas também temos de reconhecer que somos uma nação de oportunidades, porque somos uma nação de leis”, disse Trump em comunicado.

No fim do ano passado, o instituto Pew Research realizou uma sondagem para saber dos americanos se os indivíduos que chegaram aos EUA quando crianças deveriam permanecer no país. Três quartos dos entrevistas responderam que sim e um terço afirmou que a medida adotada era “muito importante”. Do número total de entrevistados, 82% eram eleitores democratas e 60%, republicanos. Centenas

de pessoas protestaram fora da Casa Branca após o anúncio.

Facebook, Apple, Google e Microsoft criticaram ontem a decisão. Várias vozes do mundo empresarial e do setor de tecnologia já tinham pedido na semana passada, por meio de uma carta conjunta, que esses jovens não fossem deportados.

Trump venceu a eleição graças, em grande parte, ao sentimento anti-imigrante. Sua posição dura foi crucial para criar no início uma base que o levou para as primárias e, desde então, se consolidou.

No caso do Partido Republicano, a oposição ao Daca é complicada. O partido vem lutando para encontrar um equilíbrio entre dois objetivos: atrair a crescente população hispânica dos EUA e respeitar a forte oposição à imigração de muitos eleitores republicanos. O sucesso político de Trump deve-se ao fato de ele ter insistido no último ponto. Aparentemente, ele deixou para o Congresso acomodar os dois extremos. “O Congresso agora tem a oportunidade de avançar em uma reforma migratória responsável que coloque os empregos e a segurança dos americanos em primeiro lugar”, disse.

O maior problema por trás do debate sobre o Daca para os republicanos é o preço político a ser pago por sua oposição ao programa. “Para ter um sistema legal de imigração que serve aos interesses nacionais, não podemos admitir todos que gostariam de estar aqui. É tão simples quanto isso. Seria uma política de fronteiras abertas e o povo americano rejeitou altamente isso”, disse o secretário de Justiça, Jeff Sessions.