O globo, n.30850 , 23/01/2018. PAÍS, p.4

Desembargadores terão até helicóptero para deslocamento

 

 

Esquema inédito foi montado para garantir segurança durante sessão

Uma operação poucas vezes vista em Porto Alegre foi montada para garantir, amanhã, a realização do julgamento da apelação feita pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex do Guarujá. Um dos detalhes mais atípicos refere-se ao deslocamento dos desembargadores encarregados de decidir o futuro do ex-presidente: helicópteros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) estarão de prontidão para conduzir os magistrados até a sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), na zona central de Porto Alegre.

O uso de aeronaves será a alternativa caso o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), montado especialmente para o evento, avalie que o trânsito pelas vias urbanas seja inseguro ou mais demorado do que o usual. Se forem utilizados automóveis, haverá escolta e batedores da PRF durante todo o trajeto.

 

BLOQUEIO POR TERRA, ÁGUA E AR

A partir das 17h de hoje, o perímetro formado pelas avenidas Augusto de Carvalho, Loureira da Silva e Edvaldo Pereira Paiva será “congelado”, ou seja, terão acesso apenas pessoas autorizadas. Haverá bloqueio aéreo, terrestre e naval, pois o TRF-4 situase próximo ao lago Guaíba. O GGI solicitou que os órgãos públicos com sede nesta região (Ministério da Agricultura, Incra, Receita Federal, IBGE, Serpro e Câmara Municipal) suspendam suas atividades a partir do meio-dia de hoje.

A 600 metros da sede da TRF-4, militantes do Movimento Sem Terra (MST) montaram acampamento. Barracas de camping e outras feitas de lona preta escorada sobre troncos de madeira ocupam o Anfiteatro do Pôr do Sol, localizado às margens do Guaíba.

Banheiros químicos foram instalados no terreno, tomado pelo mato. Uma cozinha improvisada ocupa a parte de trás da área, que ganhou também uma grande pia coletiva, feita de lona e madeira.

Uma dupla de músicos animava o local na tarde de ontem, com refrões de apoio a Lula e em defesa da reforma agrária. Ontem mesmo, um forte aparato policial passou a ocupar o Parque Harmonia, vizinho ao TRF-4. Carretas, ônibus e caminhões da Brigada Militar, como a PM gaúcha é chamada, passaram a tarde fazendo manobras em frente ao prédio do tribunal. Nas calçadas já há policiais com cães e cavalos de prontidão, embora os animais ainda não circulem ostensivamente.

Além de integrantes das polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal e da Guarda Municipal, a Força Nacional foi requisitada para se concentrar em Porto Alegre no período de uma semana, que começou na última sexta-feira. Este efetivo garante a segurança dos prédios federais.

No que tange ao transporte coletivo, 18 linhas de ônibus terão seu percurso alterado a partir da meia-noite de hoje para amanhã, por conta do bloqueio das cercanias do TRF-4. Os veículos que tentarem ingressar em Porto Alegre pela Avenida da Legalidade e da Democracia, um dos principais acessos à cidade, serão desviados para o Túnel da Conceição, no Centro da cidade.

— Nossa intenção é que 1,4 milhão de porto-alegrenses tenha o mínimo possível de suas vidas afetadas — afirmou o secretário de Segurança Pública, Cezar Schirmer. (Cleide Carvalho e Sérgio Roxo, enviados especiais; Vitor Necchi, especial para O GLOBO)