STF deve julgar regras do auxílio-moradia em março

CAROLINA BRÍGIDO

 

 

Hoje, juízes não precisam entregar recibos de aluguel para comprovar gastos com o benefício

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu julgar em março as regras para o pagamento do auxílio-moradia a juízes de todo o país. A tendência é que a maioria dos ministros restrinja o número de beneficiados. No entanto, a decisão pode ser adiada por um pedido de vista. Atualmente, todo magistrado que mora em cidades onde não há imóveis funcionais tem direito ao benefício.

Os valores repassados não funcionam como um ressarcimento. Ou seja, o juiz não precisa antes apresentar o recibo de aluguel para receber o dinheiro. Mesmo que o magistrado pague menos pela sua moradia ou que viva em imóvel próprio, ele pode receber o benefício. A tendência do Supremo é endurecer esse entendimento e retirar o auxílio-moradia de quem mora em apartamento próprio, por exemplo.

O benefício está previsto na Lei Orgânica da Magistratura, de 1979. O texto diz que só não poderia receber o auxílio quem usasse imóvel funcional. Como a lei não trata de situações específicas, cada estado pagava um valor diferente. Decisões judiciais ao longo dos anos foram concedendo o pagamento a diversos magistrados, com critérios diferentes e repasses retroativos.

Em 2014, para unificar o benefício, uma liminar do ministro Luiz Fux, do STF, estendeu o auxílio-moradia a todos os magistrados, ainda que eles tivessem residência própria. A ação foi movida pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

 

AGENDA DE CÁRMEN

É essa liminar que será examinada em março pelo plenário da Corte. Fux liberou o processo para julgamento em dezembro, e a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, decidiu marcar a discussão para março. Ao longo desta semana, a ministra recebeu representantes das principais entidades de classe da magistratura.

Depois da decisão de Fux, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aprovaram resoluções que regulamentaram a concessão de auxílio-moradia a todos os juízes e integrantes do Ministério Público da União e dos estados.

A maioria dos juízes da ativa no país recebe o auxíliomoradia, que geralmente fica em torno de valores entre R$ 4mileR$6mil.